Diversas atividades marcam a Semana da Enfermagem de Jundiaí

11/5/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Semana de Enfermagem Integrada de Jundiaí, que começou na segunda-feira (9) com a Caravana Hospitalar percorrendo os hospitais da cidade, tem até quinta-feira (12) atividades no Paço Municipal, com exposição de trabalhos realizados pelos profissionais, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar e vacinação contra Influenza para gestantes, idosos e crianças de 6 a 23 meses de idade. O atendimento é das 8 às 16 horas.

O primeiro dia de ação superou as expectativas. Cerca de 400 pessoas aproveitaram para avaliar a saúde. Os exames foram feitos por estudantes do curso de Enfermagem da Unip, que destacaram a importância da iniciativa. "Este evento possibilita que os graduandos tenham contato com a população e nos permite trabalhar na prevenção de doenças", disse a aluna do último ano do curso Elisa Gomes.



Tatiana Piantoni, também no 4º ano do curso da Unip, ressaltou a oportunidade de já colocar em prática um sonho de criança. "A enfermagem é a arte de cuidar. Sempre sonhei em ser enfermeira, uma profissão na qual temos que trabalhar com o coração e com este evento é possível colocar em prática parte do que aprendemos e ainda nos aperfeiçoar", enfatizou.


Com base no tema "Unir para crescer", os organizadores focaram nos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das redes pública e privada e nos estudantes, enfocando o novo perfil da profissão, que alia capacidade técnica à humanização do atendimento. De acordo com o coordenador de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Leonard Sardinha Cabral, os profissionais contam também, no decorrer desta semana, com sessões de massagem, acupuntura e dicas de beleza. O evento é uma realização da Prefeitura, em parceria com os hospitais da cidade e unidades de ensino técnico (Senac, Ana Nery e Cetec) e superior (Faculdade de Medicina de Jundiaí, Unip e Unianchieta). Cabral destaca, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


"Este atendimento está sendo feito na Caravana Hospitalar, que estará, até sábado, em cada hospital da cidade", frisou o enfermeiro. A Caravana esteve na segunda-feira no Hospital Santa Elisa; nesta terça-feira no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo; estará na quarta-feira no Hospital Paulo Sacramento; na quinta-feira na Sobam; na sexta-feira no Hospital Universitário e no sábado na Unimed.


Ainda na noite desta terça-feira, a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, faz palestra no anfiteatro da Unip, a partir das 20 horas. Na quarta-feira, a assessora do COREN/SP, Sarah Munhoz, falará para alunos e convidados.


Até o dia 13, a unidade móvel do COREN estará no Hospital São Vicente de Paulo com diversos serviços disponíveis para os profissionais. Um ônibus, totalmente equipado para funcionar como uma subseção, oferece inscrições (provisórias e definitivas), alteração de dados cadastrais, 2ª via de boleto de anuidade, certidão negativa, parcelamento de débitos, registro de especialidade, cancelamento de inscrição e recadastramento obrigatório exigido pelo Conselho Federal de Enfermagem. O ôniubs já permaneceu na cidade na última semana, quando mais de 500 pessoas procuraram pelos serviços. O atendimento até quinta-feira será das 8 às 16 horas e na sexta-feira das 8 às 12 horas.

Compartilhe no Whatsapp