Prefeito visita Viaduto São João Batista após manutenção

14/1/2014 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Pedro Bigardi visitou, na tarde desta segunda-feira (13), o Viaduto São João Batista, que passou por manutenção e limpeza realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos, neste domingo (12). Uma força-tarefa com cerca de 40 funcionários iniciou os trabalhos por volta das 4h. Para o serviço ser realizado, o local foi interditado até as 19h.

O viaduto foi lavado e pintado na parte interna. Lâmpadas, reatores e fiação elétrica foram substituídos. Além disso, drenos para evitar a infiltração de água foram recuperados. O trabalho prossegue sem interdição no próximo sábado (18). Já no domingo (19), o local fica fechado das 6h às 19h. Nesta segunda fase, serão realizadas pintura da área externa e recuperação de calçadas.

O prefeito lembrou que o viaduto está em processo de tombamento e que todas as características históricas estão sendo respeitadas durante o serviço. “É um viaduto antigo e uma das principais vias da cidade. Temos dificuldades por conta da largura da via e das calçadas. Estamos conversando com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac) para avaliar o que é possível fazer para melhorar e preservar ainda mais”, destacou, lembrando que com a manutenção da Secretaria de Serviços Públicos, o local fica, além de limpo, mais seguro por conta da iluminação.

Pedro Bigardi lembra que a Prefeitura de Jundiaí, com as secretarias de Transportes, Planejamento e Obras, pensa em propostas para desafogar o trânsito na região. “Com outra alternativa viária, podemos pensar em novos tipos de uso para que o viaduto suporte a demanda”.

O chefe do Executivo local frisa que 2014 será um ano de muitas obras, em diversas áreas. “Em 2013, conquistamos recursos importantes dos governos estadual e federal. Usaremos essa capacidade de investimento para avançar bastante”.

Viaduto
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, a proposta foi tirar o aspecto de abandono do local. “O viaduto não passava por manutenção há muito tempo. O último serviço realizado no viaduto foi há quatro anos, com o reforço da estrutura.”

Ele lembra que a população pedia esse serviço há muito tempo, principalmente no que se refere à iluminação, que estava precária. “Esse trabalho, além de melhorar o aspecto do viaduto, também dá mais segurança a quem passa por aqui no período noturno.”

Segundo ele, uma placa de concreto que havia sido quebrada por conta de um acidente foi substituída, provisoriamente, por grades. “Estamos pensando em uma maneira eficiente de substituir todas as placas. De acordo com as diretrizes do Compac, elas podem ser substituídas por acrílico. Mas vamos iniciar uma conversa para verificar qual a melhor solução.”

O próximo passo da pasta é a manutenção do viaduto ferroviário, próximo ao Sesc, na avenida Antônio Frederico Ozanam. Como o espaço é usado para a passagem de trens, o serviço será realizado em parceria com a ferrovia.

Compartilhe no Whatsapp