da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Quase 1,2 milhão de quilômetros rodados em 2013. Este foi o resultado do patrulhamento comunitário e diversos atendimentos realizados pelas viaturas da Guarda Municipal de Jundiaí durante todo o ano passado. O balanço do trabalho foi divulgado pela corporação nesta quarta-feira (8).
De acordo com as estatísticas da GM, em 2013 a divisão operacional – que inclui equipes do Canil, Apoio Tático e viaturas do patrulhamento comunitário – atendeu 7.063 ocorrências. A Ronda Escolar teve 2.127 atendimentos, entre escolas municipais e estaduais. Já a Divisão Florestal registrou 302 ocorrências. No setor administrativo, foram expedidos 615 ofícios.
Nos atendimentos por meio do telefone de emergência, o 153, o Centro de Operações Táticas (COT) despachou às viaturas 5.586 ocorrências. Já o OCR (que faz as leituras de placas de veículos) auxiliou em 61 veículos recuperados, num total de 213 veículos guinchados ano passado.
Nos flagrantes, 101 pessoas foram conduzidas e autuadas em 2013. Na apreensão de drogas, a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu 7.906 quilos entre crack, cocaína e maconha, além de 106 frascos de lança perfume. Foram apreendidas também 65 armas, entre aquelas de fogo, as ‘brancas’ (como facas, por exemplo) e simulacros. Com relação às crianças e adolescentes, foram 144 atendimentos.
Para finalizar, houve também diversos objetos apreendidos no trabalho em conjunto com a Fiscalização do Comércio. Entre CDs e DVDs falsificados, foram retirados das ruas 3.443 produtos deste tipo.
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, lembra que houve um aumento significativo nos atendimentos por meio do telefone 153 e nas apreensões. “Estamos no caminho certo, mas ainda temos muito a melhorar. Não podemos esquecer que a GM atua de forma suplementar a outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, dentro da prevenção primária da violência”, comentou.
Ferraz diz ainda que a população pode ligar para o 153 emergência ou 4492-9060 assim que se deparar com alguma situação de risco.