da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Nesta segunda-feira (6), o secretário de Esportes, Cristiano Lopes, recebeu a técnica de handebol feminino, Rita Orsi, coordenadora da modalidade em Jundiaí e supervisora da seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ela conquistou o título mundial de handebol ao derrotar a Sérvia, na final, em Belgrado.
Acompanhado do diretor de Esportes da Prefeitura, João Guilherme Mafia, o secretário enalteceu o empenho da jundiaiense na competição internacional. “Esta conquista mostra aos atletas que é possível chegar lá. Possibilita que saiam das aulas e cheguem a grandes competições. Nós temos campeãs do mundo que servem como exemplo”, disse.
Para a jundiaiense, que há mais de três décadas está envolvida com o Jundiaí Handebol Clube (JHC) – com apoio da Prefeitura – este título atingiu o grande objetivo para a modalidade. “Mobilizou o olhar das pessoas, envolvidas ou não no esporte, para o handebol. Possibilita que as crianças, os pais, os adultos optem e acreditem na modalidade”, afirmou Rita.
A competição
A equipe brasileira venceu as donas da casa por 22 a 20, na final do Mundial, diante de mais de 21 mil torcedores. O Brasil foi o segundo país não europeu a ser campeão, ao lado da Coreia do Sul.
O time teve nove vitórias em nove jogos, 243 gols marcados e média de 27 gols por partida. “Eu ainda estou em estado de graça. Este momento não é só meu, é resultado do trabalho de toda equipe e de Jundiaí, pois a maioria das atletas treinou comigo na cidade”, completou Rita.
Anteriormente, a melhor posição da equipe havia sido o quinto lugar no Mundial disputado no Brasil, em 2011. Além disso, garantiu a sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.