da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Nascido em São Miguel do Oeste (SC) e morando há 20 anos em Jundiaí, o servidor público João Inácio Ferreira dos Passos auxiliou na comunicação com os palestrantes alemães durante o 1º Congresso Técnico Brasil/Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento, organizado pelas secretarias de Serviços Públicos e Comunicação Social da Prefeitura de Jundiaí, terminou na noite desta terça-feira (17).
João Inácio é funcionário da Unidade de Serviços (US), Neto de alemães, ele só se comunicava na linguagem dos avós com a família. Mesmo nascido no Brasil, teve que aprender português aos poucos. “Eu fui motivo de piada por não saber falar o português direito quando criança, mas me orgulho de saber quatro dialetos diferentes dentro da língua alemã. Morei durante 8 anos no Paraguai e lá conheci muita gente. Foi assim que aprendi também o espanhol”.
O diretor de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues, descobriu João em um trabalho realizado pela secretaria. “Fui à Unidade de Serviço e percebi que a equipe chamava seu João de ‘alemão’. Ele começou a falar comigo no idioma e então, junto com o secretário Aguinaldo Leite, tive a ideia de convidá-lo para participar do Congresso”.
Nos dois dias de evento, João auxiliou na organização e tradução. “Não estou como intérprete oficial, mas ajudei nos bastidores. Quando algum palestrante alemão ou os funcionários da Prefeitura precisavam de alguma coisa, eu auxiliei”.
A missão foi bem sucedida, o que encheu o ‘alemão de Jundiaí’ de orgulho. “Agradeço a oportunidade de participar de um Congresso tão grande, com pessoas de todo o País e, assim, também aprimorar este idioma. Espero um dia poder conhecer a Alemanha”, completa.