Palestrantes apresentam panorama da gestão de resíduos sólidos

17/12/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

No primeiro bloco de apresentações do 1º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, na manhã desta segunda-feira (16), os palestrantes apresentaram um panorama institucional da gestão de resíduos sólidos no Brasil. Um dado que chamou a atenção foi o baixo índice de reciclagem. Dos 62,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no País em 2012, apenas 4% foram efetivamente reciclados. Aumentar esse índice de forma sustentável é o maior desafio enfrentado pelo poder público na área de gestão de resíduos.

“O aterro, principal destino do lixo no Brasil e na maioria dos países, não é uma solução para o futuro. Eles são responsáveis por cerca de 12% das emissões de gases estufa no mundo inteiro”, destacou o professor doutor da Universidade Técnica de Braunschweig, Klaus Fricke, o primeiro palestrante do dia. Na avaliação de Klaus,acabar com os aterros é uma forma de contribuir para uma grande redução do efeito estufa.

Outro ponto destacado pelo professor Klaus foi a ineficiência na reciclagem da sucata eletrônica. “Muito pouco desse lixo é reciclado, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas essa matéria-prima precisa ser reutilizada.”

Sobre o futuro, Klaus destacou ações já adotadas na Europa e listou algumas perspectivas. Segundo ele, em vários países europeus já é proibida a utilização de sacolas plásticas. Além disso, disse o professor, a expectativa é de que ocorra uma grande redução no uso de vidro.

Compartilhe no Whatsapp