GM realiza mais de 3 mil atendimentos em novembro

6/12/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí realizou, em novembro, 3.324 atendimentos criminais e não criminais. Um dos destaques foi o trabalho do OCR, sistema de leitura de placas, que ajudou na recuperação de cinco veículos.

No total, o sistema cadastrou 347 veículos e o alarme foi acionado 1.035 vezes. O trabalho é realizado de maneira integrada com as guardas de Itatiba, Vinhedo, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa e Mont Mor.“Também estamos integrados à Polícia Civil, que nos solicita dados de interesse para investigações policiais”, diz o comandante da GM, José Roberto Ferraz.

Outro destaque no trabalho da GM em novembro foi a Ronda Escolar, com 199 registros. Segundo o comandante, a ronda tem feito com que as ocorrências caiam. “Toda nossa estratégia é aplicada para esse trabalho, o que faz com que bons índices sejam registrados.” Hoje, são 28 mil alunos na rede municipal e 30 mil na rede estadual. Além disso, a GM patrulha a região de escolas particulares. “Os estudantes representam hoje ¼ da população da cidade.”

Ele lembra que os guardas que atuam na ronda estão preparados para lidar com esse público. “Todos são capacitados com relação ao tipo de abordagem, cidadania. Além disso, recentemente passaram por um curso de mediação de conflito no ambiente escolar.”

Outros números
O Canil prestou em novembro 154 atendimentos, entre eles, 133 não criminais e 21 criminais. O Apoio Tático totalizou 52 atendimentos não criminais e outros 19 criminais. As viaturas operacionais somaram 382 atendimentos. Nas rondas matutina e vespertina, outros 199. Já atendimentos ambientais foram 16, com apenas um criminal.

Balanço
O comandante Ferraz destaca que o balanço desses 11 meses no trabalho da GM é positivo. “À medida que estabelecemos uma estratégia de trabalho, parâmetros de como atuar e metas, nossos objetivos ficaram claros. E houve uma adequação e aceitação maciça por parte dos guardas em relação à nova política.”

Ele explica que, além de acompanhar as estatísticas para direcionar o trabalho da corporação, também conhece o perfil de cada guarda. “Assim podemos realizar um trabalho cada vez melhor.” Ferraz lembra ainda que a GM está à disposição da população. O contato pode ser feito por meio do telefone 153.

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