da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Miss Pérola Negra 2013, Elisabety Naiara da Silva Costa, e a 1ª Princesa Pérola, Inara Roberta Otaviano, foram as escolhidas no tradicional concurso do Clube 28 de Setembro, no sábado (30), como representantes da beleza afrobrasileira em Jundiaí até o próximo ano. O evento, que teve apoio da Prefeitura, aconteceu na própria entidade que leva o título de mais antigo clube negro em atividade desde o século 19 no Estado de São Paulo.
Para Elisabety, de 19 anos, o primeiro título de sua vida significa uma grande responsabilidade. Agora, diz ela, pretende conhecer melhor o clube, ao lado de seus hobbies como dançar, cantar e jogar futebol.
Já Inara, de 15 anos, foi praticamente criada pela família dentro do clube. “Quero ajudar as mulheres a se valorizarem, sem importar a cor ou o tipo de cabelo”, afirma referindo-se ao Afroragga, dança que pratica com o grupo de Carla Ismael no clube, como uma influência essencial em sua vida. Entre seus hobbies está preparar lasanha, fotografar e ouvir rap, hip hop, ragga e samba rock.
Uma sãopaulina e uma corinthiana dividem os holofotes que desde 2011 ficaram com Janaína Aisha Felisaldo, agora com 18 anos. “Foi muito importante para mim ter representado a beleza negra nesse período, amadureci muito”, afirmou.
A Secretaria de Cultura e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estiveram presentes com seus titulares, Tércio Marinho e Vanderlei Victorino. A entrada, com doação de 1 kg de alimento não perecível, também premiou a candidata com maior arrecadação – no caso, Ariane Marazoni, que ficou como “garota destaque”. Os produtos foram destinados ao Funss (Fundo Social de Solidariedade).