da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Coordenadoria da Juventude tem distribuído em associações, entidades e movimentos a cartilha com o Estatuto da Juventude na íntegra. “Jundiaí é um dos únicos municípios que tiveram a preocupação de montar um material prático e que as pessoas possam levar para a casa e ter como instrumento de consulta”, afirma a coordenadora Narrinam Camargo.
Esse material também estará disponível para os participantes da Conferência Municipal da Juventude, que será realizada neste sábado (7), no Complexo Fepasa/Fatec, das 9h às 18h.
O Estatuto da Juventude é novo, foi promulgado no dia 15 de agosto deste ano. “As pessoas se enganam ao achar que trata de um aprimoramento ao Estatuto da Criança e do Adolescente que garante os direitos básicos como saúde, educação e trabalho”, diz Narrinam. O Estatuto da Juventude promove os direitos como a livre opção sexual e religião, por exemplo. “Mostra que a juventude não é só um período de transição entre a fase criança para a adulta, cada vez mais os jovens estão envolvidos no cotidiano.”
A cartilha será levada para o Encontro Nacional de Conselheiros da Juventude, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude em Brasília, entre os dias 15 e 18 deste mês. Participarão desse encontro duas pessoas de Jundiaí: uma representando o poder público e um conselheiro que será eleito durante a Conferência Municipal.
Reunião
Nesta terça-feira (3) a Coordenadoria visita movimentos juvenis em bairros do Vetor Oeste da cidade e na quarta-feira (4) realiza reunião, a partir das 18h30, com as pessoas que confirmaram presença na conferência. Será apresentado o texto-base e o modelo de regimento da conferência.
Confira a programação completa da Conferência Municipal:
9h – Credenciamento/Coffee Break
9h30 – Mesa de Abertura
11h – Roda de Conversa (Exposição dialogada) – Juventude e Empregabilidade
12h – Intervenções (debates)
12h30 – Coffee Break / Intervenções Culturais / Grafite ao ar livre
14h – Roda de Conversa (exposição dialogada) – O protagonismo do jovem nos espaços de decisão / Conselho da Juventude
15h – Intervenções (debates)
16h – Plenária final
17h30 – Encerramento