da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Durante reunião, no final da tarde dessa sexta-feira (6), o prefeito Miguel Haddad propôs aos representantes dos segmentos de lojistas, farmácias, panificadoras e do comércio varejista de feirantes e ambulantes a adeão à campanha que extinguiu as sacolinhas plásticas dos supermercados.
De acordo com o prefeito, esta foi uma campanha que teve a adesão da população e representa mais um passo importante na preservação do meio ambiente. Para ele, é importante que outros segmentos, além dos supermercadistas adotem a iniciativa, que se mostrou altamente eficaz. "Precisamos avaliar a realidade de cada segmento e tentar chegar a um consenso. Nossa proposta é de expandir esta campanha e fortalecer as ações de preservação ambiental", disse o prefeito.
Os participantes da reunião se mostraram favoráveis e se reunirão novamente em junho, a fim de definir as ações. Para o presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, Ricardo Diniz, a iniciativa da Prefeitura representa um grande avanço. "Esta iniciativa tem todo apoio da Associação e a proposta do prefeito de reunir os segmentos representa uma evolução democrática. O importante é escutar e se chegar a um consenso. Esta é a melhor maneira de se criar uma cidade melhor", ressaltou.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Ambulantes de Jundiaí e Região, Antonio Fracasso, também vai aderir à campanha, porém estuda a melhor forma de não onerar os feirantes. "Temos que acompanhar a modernização. Hoje a evolução e a preocupação com o meio ambiente tornam algumas ações imprescindíveis. Vamos avaliar a melhor maneira de aderir à campanha".
O representante dos Panificadores, Valdemar Pavanelli, explicou que já registrou uma redução de 3 mil para 1 mil sacolinhas distribuídas por semana, o que já representa a conscientização dos panificadores. "Já adotamos algumas medidas. Agora vamos nos adaptar", informou. O representante da Associação de Farmácias, Júlio César Pedroni, enfatizou a necessidade de cada segmento buscar alternativas, mas adiantou quanto a importância da adesão à campanha. "Temos um estoque de sacolas até setembro, mas muitas farmácias já estão utilizando sacos de papel".
A campanha, lançada em 30 de agosto do ano passado, tornou Jundiaí referência para o Brasil e várias cidades aderiram. Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a adotar a medida e o Governo do Estado de São Paulo negocia projeto que visa extinguir as sacolinhas no território paulista ainda este ano.