Cosplay: Paixão que vale cada centavo

22/11/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Danylo Gustavo Silva, 25 anos, mais conhecido como Tai Montana, já investiu cerca de R$ 350 em uma fantasia de Jedi do filme “Star Wars” para participar de eventos de cosplay. Fã de desenhos animados, quadrinhos e super-heróis, Danylo tira de letra a interpretação do seu cosplay, porque é ator.

Histórias como a de Danylo poderão ser conferidas no JundComics neste sábado (23) e domingo (24) no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”. A paixão em se vestir como o personagem nasceu aos seus 16 anos quando visitava um dos eventos em São Paulo. “Participei de cinco encontros, a maioria deles vestido como Jedi, mas também usei uma roupa de Peter Venkman, do filme ‘Os Caça-Fantasmas’”, conta.

A aliada para fazer a sua fantasia foi uma tia que é costureira. “Dei a ideia do que queria e ela me orientou quais os tecidos que teria de comprar, mas também paguei a mão de obra, porque ela estava cheia de serviço”, justifica-se rindo.

“Acho muito importante ter eventos assim em Jundiaí, porque é uma forma de unir as pessoas que gostam tanto dos quadrinhos e super-heróis, como aquelas que gostam de se fantasiar”, diz.

O evento
Nos dois dias de evento, a programação começa às 10 horas e segue até as 17h30 com atrações bem variadas: concursos de desenho, apresentações teatrais, exposições, cineclubes com exibição de animes, mesa de RPG, banca de quadrinhos, concurso de cosplay e palestra com profissionais da área de desenho.

“Este ano vamos ter um espaço para os jogos de tabuleiro, como o Magic por exemplo, vai ser bem divertido”, diz Ede Galileu, um dos idealizadores do evento. A programação é gratuita. Para mais informações entre em contato com: edegalileu@gmail.com.

Significado
Cosplay é a abreviação das palavras em inglês costume (fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpretação). O cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países.

O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.

A história do cosplay está intimamente ligada à história das convenções de ficção científica nos Estados Unidos. O primeiro exemplo moderno dessa prática ocorreu em 1939, durante a 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman, e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre um público de 185 pessoas.

Ackerman, que anos mais tarde se tornaria um dos nomes mais influentes no campo da ficção científica, usava um rústico traje de piloto espacial o qual chamou de “futuricostume”, e Myrtle estava caracterizada com um vestido inspirado no filme clássico de 1936 “Things to Come”, baseado na obra de H.G. Wells.

Compartilhe no Whatsapp