da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi ofereceu nesta terça-feira (12) um espaço para servir de sede da Defesa Civil Regional. A iniciativa de ceder o local foi feita durante a primeira reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), no hotel Quality Resort, em Itupeva.
A proposta feita pelo prefeito de Jundiaí foi passada aos demais prefeitos e representantes do governo estadual e encaminhada diretamente ao presidente da Aglomeração, o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon. “Temos um espaço interessante para oferecer à Defesa Civil Regional. Lá poderíamos, inclusive, abrigar a central de monitoramento por câmeras que será enviada à AUJ”, sugeriu Bigardi.
Segundo o prefeito, a integração das equipes de Defesa Civil de cada cidade participante da Aglomeração é um avanço no sentido de concentrar forças para o atendimento emergencial e também preventivo da população. Além de Jundiaí, fazem parte da AUJ: Várzea Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Cabreúva.
O chefe do Executivo jundiaiense também ressaltou a preocupação do governo com questões relacionadas diretamente ao combate à criminalidade. “Estamos atentos ao roubo de cargas nas áreas industriais que envolvem o sistema rodoviário e também aos roubos e furtos de veículos no sistema viário local. Junto com a Guarda Municipal, estamos acompanhando pelo nosso sistema de vídeomonitoramento (OCR) e tratando desta questão com as forças policiais dos demais municípios.”
No evento, o coordenador do Gamesp e secretário estadual adjunto de Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte, apresentou a criação das políticas públicas da AUJ junto com o Governo do Estado para avançar na questão da segurança regional.
Dados
Ponte fez, ainda, a exposição dos índices de segurança das sete cidades da Aglomeração. Numa avaliação de 10 anos, de 2003 a setembro de 2012, Jundiaí reduziu cerca de 49% os homicídios. Já os roubos de veículos, que em 2003 foram 523, caíram para 444 em 2012.