Saúde anuncia projeto-piloto de idosos no Caxambu

12/11/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, recebeu nesta segunda-feira (11) um grupo de representantes da ONG Lar do Idoso e também Cláudia Sartori, da Coordenadoria Municipal do Idoso. O encontro definiu o encaminhamento do convênio para 2014 de um projeto-piloto voltado principalmente para cuidadores na unidade básica de saúde UBS Caxambu.

“Essa proposta pode ajudar no estudo de novas políticas para esse segmento crescente da população”, afirmou Cláudio.

O principal foco do projeto estará em um grupo de 10 idosos que precisam de atendimento domiciliar por estarem acamados e dependentes. Nesse caso, o trabalho vai envolver uma equipe multidisciplinar que também treinará os cuidadores. Ao lado desse foco principal, outro grupo na unidade vai desenvolver as atividades do projeto Longevitá, também da entidade.

A proposta de convênio ainda vai passar por análise técnica nas secretarias de Saúde e Negócios Jurídicos. “Estamos trabalhando nesse assunto há um bom tempo”, comentou Milton Calzavara, que representou a ONG Lar do Idoso ao lado do psicólogo Glauco Leite e da assistente social Hely Murau.

Afinidade
Para Cláudia Sartori, da Coordenadoria do Idoso, essa tripla parceria tem uma importância muito forte porque outras unidades de saúde já mostraram uma grande afinidade com o tema durante as atividades da Semana do Idoso, em setembro.

“O acolhimento e a valorização do cuidador precisam ser cada vez maiores. Mas as parcerias precisam ser ainda mais amplas, como tivemos com a Secretaria da Cultura durante os eventos de setembro que emocionaram muita gente. As políticas públicas precisam se preparar para uma presença cada vez maior desse segmento”, explicou Cláudia.

Em visita à UBS Caxambu, dia 20 de setembro, a gerente de unidade Marilu Barreto Costa já havia destacado que o projeto voltado para apoio a idosos ou a seus cuidadores acima de 60 anos de idade estava sendo iniciado sem financiamento porque era uma demanda das características do bairro, fato confirmado pelos conselheiros da unidade. Em outubro, a Prefeitura de Jundiaí abriu também a concorrência para obras de uma nova sala de reuniões da unidade.

O projeto-piloto a ser desenvolvido em 2014 pode basear um projeto mais amplo sobre o assunto. Na rede de saúde existem outras propostas convergentes com o assunto com iniciativas de diversas unidades básicas de saúde ou de saúde da família.

Compartilhe no Whatsapp