da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou na noite desta terça-feira (22) o projeto de lei do prefeito Pedro Bigardi que cria a Secretaria de Esportes e Lazer. A iniciativa foi uma promessa feita pelo chefe do Executivo local e atende a uma antiga reivindicação dos esportistas da cidade. Até então, o esporte estava subordinado à Secretaria de Educação.
Dos 18 vereadores com direito à decisão (o presidente do Legislativo, Gerson Sartori, não vota), 16 foram favoráveis à criação da Secretaria de Esportes – outros dois estavam ausentes no momento da apreciação do projeto.
“A criação da Secretaria de Esportes vai ao encontro do que o prefeito acredita: a importância do esporte para a população. A aprovação unânime dos vereadores que aqui estavam no momento da votação mostra a importância da iniciativa e garante que o trabalho de valorização do esporte já iniciado nesta administração continue em Jundiaí”, disse o secretário Cristiano Lopes.
Para o prefeito Pedro Bigardi, a Secretaria de Esportes e Lazer simboliza o cuidado da cidade e das pessoas que o governo municipal busca garantir. “O esporte é uma de nossas prioridades na administração municipal porque reflete exatamente esta missão que temos”, destacou.
Trabalho
Em quase 9 meses de governo, a pasta criou o projeto Circuito do Esporte, que tem o objetivo de democratizar as atividades esportivas e descentralizar as diversas modalidades dentro dos centros esportivos da cidade.
O pontapé inicial do Circuito do Esporte ocorreu dia 18 de maio, no Centro Esportivo Antônio de Lima, Agapeama, com a participação de 300 pessoas com a modalidade tênis. No mês passado, o projeto chegou ao Centro Esportivo José Pedro Raymundo.
O projeto Torcendo por Jundiaí tem objetivo de trazer as crianças que moram em bairros mais afastados para que tenham contato com o esporte de competição e acompanhem uma partida oficial.
Lopes vem mapeando os centros esportivos para dar prosseguimento ao projeto de revitalização dos locais. O objetivo é criar um conjunto de ações para levantamento das obras prioritárias na área. O secretário entregou a nova academia de ginástica no Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, e uma academia ao ar livre para pessoas com deficiência no local. Além disso, fez reformas no Francisco Dal Santo, na Vila Rami e o Romão de Souza, na Colônia.
Em julho, a cidade conquistou o título dos Jogos Regionais em Votorantim. Na classificação geral do Jogos Regionais, Jundiaí fez 323 pontos, com 92 de vantagem sobre a segunda colocada, Sorocaba, que fez 231 pontos, seguida por Itu, com 230. Em abril, ocorreu na cidade primeira etapa do Arena Cross, evento que reúne pilotos de motocross.