Prefeitura zera fila de cirurgia cardíaca em Jundiaí

17/10/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí divulgou nesta quarta-feira (16) a disponibilidade total de cirurgias cardíacas no Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com o médico cardiologista Wagner Ligabó, que atua no local, a fila do setor está zerada.

“Estamos com a agenda completamente livre para novos atendimentos”, afirmou sobre o trabalho da equipe do setor no comunicado à coordenação da Secretaria da Saúde. E não são apenas as cirurgias que estão zeradas. As filas também sumiram de procedimentos como o cateterismo e outros da chamada hemodinâmica.

Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a notícia é resultado do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde pública. Ele lembrou que isso deve estimular ainda mais as atividades de prevenção.

“Vamos melhorar ainda mais evitando a necessidade da cirurgia. E isso vai acontecer com a ampliação da saúde da família que é nossa meta de governo, cuidando dos grupos como de hipertensos e diabéticos nas unidades de saúde e estimulando a busca de uma vida saudável”, explicou.

No campo do atendimento de urgência e emergência, alguns grandes equipamentos do setor de cardiologia do hospital foram reformados neste ano (com troca de componentes como ampolas). O trabalho é mantido por quatro médicos no centro cirúrgico e outros cinco no setor de hemodinâmica.

Campo prioritário
Os resultados confirmam os dados apontados pelo monitoramento da Secretaria de Saúde que mostra as doenças cardiovasculares como o maior grupo de atendimentos de urgência e emergência dos primeiros dez dias de outubro no pronto socorro adulto.

A liderança, nesse caso, é dada com 221 casos como infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral, hemorragias, anginas e outras.

Em segundo lugar, com 141 casos, ficaram as doenças do aparelho digestivo (como a apendicite, o cálculo biliar, a cirrose hepática, as pancreatites e as chamadas diverticulites do estômago ou do intestino).

No total, foram atendidas 1.194 pessoas em dez dias, das quais 173 não tiveram seus problemas definidos nos registros de atendimento.

Informatização
De acordo com a Secretaria de Saúde, esse tipo de monitoramento reforça o plano de informatização de toda a rede e permite não apenas planejar melhor os recursos como também aprimorar a visão da saúde pública.

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