Agentes de saúde têm capacitação em técnica chinesa

16/10/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Teve início nesta terça-feira (15) a capacitação de 96 agentes comunitários de saúde em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Liang Gong. A iniciativa visa complementar o trabalho que já é realizado em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cujos profissionais vêm sendo preparados para atender à população nessa prática, recomendada pelo Ministério da Saúde.

 

Ao todo, 96 agentes de saúde estão participando da capacitação com a naturóloga Míriam Sanfelice, da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Ela é especializada em Práticas Integrativas Complementares pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Serão 2 meses de curso, com aulas às terças-feiras, na Unip. A intenção é que os agentes sejam multiplicadores do conhecimento dessa técnica, que é uma alternativa preventiva e de promoção de saúde, trabalhando corpo e mente como sistema integrado.

De acordo com as coordenadoras dos programas ‘Estratégias do Agente Comunitário de Saúde (EACS)’ e ‘Estratégias de Saúde em Família (ESF)’, Elaine Pilon e Paula H. Malpaga, a rede possui 184 agentes de saúde. Todos, segundo ela, passam por constantes capacitações para o desenvolvimento do trabalho nas comunidades. “Uma boa parte já passou pelo Liang Gong, da mesma forma como o pessoal das UBSs também possui esse conhecimento”, disse Elaine.

Liang Gong
Criada na década de 1970, a técnica corporal chinesa Lian Gong une medicina terapêutica e cultura física. Ela funciona como uma alternativa preventiva e de promoção de saúde, trabalhando corpo e mente como sistema integrado.
 

Voltado para toda população atendida na rede básica, de crianças a idosos, o Lian Gong trabalha a ansiedade, o controle emocional e a respiração. Com o passar do tempo, os praticantes ganham mais força muscular e equilíbrio.

Compartilhe no Whatsapp