Governador Geraldo Alckmin assina decreto que institui grupo de trabalho no âmbito estadual

4/5/2011= - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Comissão Organizadora dos Festejos do Momento Itália-Brasil em Jundiaí esteve presente, na manhã desta terça-feira (03), no ato solene de assinatura do decreto do Ano da Itália no Brasil. A iniciativa institui a criação de um grupo de trabalho para as celebrações do Momento Itália-Brasil, no âmbito do Estado de São Paulo. O encontro foi presidido pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Ao todo, 12 secretarias de Estado estão envolvidas no Grupo. Cada uma delas será responsável pela organização de eventos e projetos relativos ao Momento Itália-Brasil. A coordenação deste Grupo de Trabalho está a cargo da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais.


Para o governador, o evento é um acontecimento importante, visto que a comunidade italiana participou efetivamente na construção da sociedade paulista “Grande parte dos prédios públicos de São Paulo foram projetados por arquitetos italianos. Acredito que o evento vai reforçar esta participação e, principalmente, a história deste povo”, disse, ressaltando a confiança, o apoio e o empenho do governo estadual para esta realização.

Estiveram presentes os secretários estaduais Andrea Matarazzo (Cultura) e Sidney Beraldo (Casa Civil); o cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili; o corregedor geral do Governo, Gustavo Úngaro; presidente do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior, Rita Blasioli Costa; diretor do Instituto Italiano di Cultura, Attilio De Gasperis; presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Edoardo Pollastri; entre outras autoridades.

Momento Itália, em Jundiaí

Na ocasião, Alckmin ainda parabenizou o município de Jundiaí pela criação da comissão organizadora dos festejos em nível municipal, a partir do decreto nº 22.972, de 24 de março de 2011. “A cidade saiu à frente nesta realização. Tenho certeza de que o engajamento e a dedicação farão desde evento um grande sucesso”. O cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, também partilhou da opinião do governador, ressaltando que o evento Momento Itália-Brasil será “fundamental para estreitar os laços de amizade entre as nações”.

Carmelo Paoletti Neto, secretário de Comunicação e presidente da comissão, representou o prefeito Miguel Haddad e convidou Marsili para participar da missa celebrada em italiano pelo Bispo Diocesano Dom Vicente, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no dia 1 de junho. “A celebração marca o início dos festejos em Jundiaí e integra a comemoração ao Dia Nacional da Itália”. Representando o município, também estiveram presentes Miguel Potenza, vice-coordenador da comissão, e Leandro Nalini, vice-presidente do Circolo Italiano di Jundiaí.

O Momento Itália- Brasil, evento firmado pelos governos dos dois países, acontecerá entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012 e terá como objetivo consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos, além de contribuir para o aprimoramento dos laços econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional, bem como na consolidação dos sentimentos de afinidade entre os dois povos.

Compartilhe no Whatsapp