Funarte apresenta 'Agreste Malvarosa' em Jundiaí

3/10/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Após o grande sucesso de crítica e público na temporada pelo Rio de Janeiro e nos festivais por onde passou, o espetáculo “Agreste Malvarosa” será apresentado com entrada franca em turnê pelo interior do Estado de São Paulo. Jundiaí recebe a peça dia 7 de outubro. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2012.

“Agreste Malvarosa” é um vigoroso manifesto poético. Uma fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional. Em cena, as atrizes Millene Ramalho e Rosana Barros narram e representam, montando e desmontando a cena com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem, personagem-narrador.

A obra conta a história de um casal de lavradores que rompe a cerca que os separava e foge para viver sertão adentro. Depois de vinte e dois anos de casados, a esposa perde o marido. Durante o velório, as velhinhas descobrem, ao preparar o morto, que o marido é uma mulher. Machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, a esposa acaba sendo vítima do horror e da intolerância do povo.

O lirismo do texto contribui para penalizar o caipirismo, a caricatura e a mesmice, componentes estereotipados e bastante vinculados à cultura nordestina. Ao não procurar expor a miséria, os descamisados, a fome ou o cangaço, mas, sim, apresentar personagens emocionantes que compõem uma história exótica e humana que poderia ser a de qualquer um.

O espetáculo traz uma questão contemporânea relevante, levando o público ao mesmo tempo à emoção e à reflexão. Com texto de Newton Moreno, premiado autor de ‘As Centenárias’, entre outras peças consagradas , com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt.

Compartilhe no Whatsapp