da assessoria de imprensa
Evento social itinerante leva informação e serviços para a população de diferentes cidades, como Jundiaí.
O programa Praça da Cidadania, promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil em cidades onde possui unidades de negócios, como Jundiaí, recebeu o título de “Reconhecimento a Melhor Prática em Responsabilidade Social 2013", na categoria Alianças Entre Empresas, concedido pelo Centro Mexicano para a Filantropia. A premiação foi entregue à companhia durante o Seminário Internacional das Melhores Práticas de Responsabilidade Social 2013, realizado entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Monterrey, no México. O evento reúne e premia empresas de vários lugares do mundo que contribuem para uma gestão sustentável, que tenha impacto positivo junto aos seus diferentes públicos, contribuindo para o sucesso de negócios e valor agregado.
A Praça da Cidadania é um evento social e itinerante realizado desde 2003, em municípios selecionados para receber programas de investimentos em cidadania e desenvolvimento social, prioritariamente no entorno das unidades fabris da companhia. Em Jundiaí, a Praça da Cidadania ocorreu em dia 1º de Maio deste ano, na Festa do Trabalhador organizada pela Prefeitura Municipal no Parque Corrupira.
Seu objetivo é a construção de uma rede solidária e integrada de ações capazes de promover melhorias na comunidade, oferecendo informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente, importância da coleta seletiva e vida saudável. Entre as opções disponíveis ao longo do evento, estão: serviços de teste de glicemia e aferição de pressão, orientação para prevenção de câncer, infarto e AVC, oficinas informativas sobre sexo seguro, escovódromo para as crianças, informações nutricionais, atividade física e medição de peso; saúde do homem e da mulher, preservação do meio ambiente, além de serviços como o Bolsa Família (inscrições e consultas), Espaço da Beleza com corte de cabelo e maquiagem e encaminhamento profissional.
Para a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil e organizadora do programa, Andrea Souza Silva, o prêmio é o reconhecimento do quanto a companhia se esforça para se tornar parte das comunidades onde atua. “É uma grande honra receber essa premiação internacional. Fazemos esse projeto com tanto amor e carinho, que só o fato de nos sentirmos acolhidos e respeitados nessas comunidades já nos fazia enxergar que estamos no caminho certo. O prêmio foi a ratificação desse sentimento. É a nossa maneira de devolver e agradecer o fato de eles dividirem o espaço da cidade conosco”, analisa.
Em 10 anos, o programa já atendeu mais de 30 mil pessoas, sempre realizado em comunidades do entorno em que a empresa possui unidades de negócios, casos, por exemplo, de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Sumaré, no estado de São Paulo; Belo Horizonte e Itabirito, em Minas Gerais.