da assessoria de imprensa
Uma das atrações será o festival de curtas-metragens Mostra MOSCA 8
EVENTO GRATUITO
Mantido pela Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia de Jundiaí promoverá atividades especiais em comemoração à 7ª Primavera dos Museus durante os dias 25 e 28 de setembro. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar a chegada da "estação das flores".
Para discutir o tema deste ano, “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”, o Museu da Energia de Jundiaí abordará a cultura por meio da música, com apresentações de grupos de maracatu e afoxé.
Também haverá a Mostra Audiovisual de Cambuquira, Mostra MOSCA 8, que objetiva difundir a produção audiovisual brasileira.
Confira a programação:
25/09: Apresentação de Maracatu – Grupo Tambores de Inkice – Livre.
Apresentação de maracatu de baque solto, conduzido por músicos que se deslocam em cortejo, permitindo uma interação do grupo com o público.
Horário: das 18h30 às 19h30
27/09: Apresentação de Afoxé – Grupo Cultura Afro – Livre.
Durante o show, os músicos apresentarão cantigas na língua iorubá, enquanto os dançarinos acompanham o ritmo marcado pelos atabaques e o xequerê.
Horário: das 19 às 19h30
28/09: Mostra MOSCA 8
Idealizada na cidade mineira de Cambuquira, a mostra de curtas metragens itinera por diversas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. No Museu da Energia de Jundiaí, o público poderá conferir uma seleção de 19 produções nacionais, além da Estação Animação, um espaço para que os visitantes possam fazer suas próprias animações usando a técnica do stop motion.
Horários:
Sessão da mostra infanto juvenil 1: a partir das 10 horas - Livre
Sessão da mostra infanto juvenil 2: a partir das 11 horas – Livre
Sessão adulta: 14 horas – Para maiores de 12 anos
Estação Animação: 10 às 15 horas
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.