da assessoria de imprensa
“A Arte é a Caligrafia da Alma” será lançado em abril de 2014, data em que se comemora o centenário do artista plástico.
No ano em que Tao Sigulda comemoraria 100 anos de vida, um grupo de produtores audiovisuais de Jundiaí e região irão lançar por meio da Lei Rouanet, o documentário “A Arte é a Caligrafia da Alma” para contar a história do artista, que nasceu na Letônia, estudou com Pablo Picasso, chegou ao Brasil em1960, e mais tarde, em 1985, fundou o Centro Cultural Tao Sigulda, na cidade de Campo Limpo Paulista. A equipe passa agora pela fase de captação de recursos financeiros por meio de isenção fiscal no Imposto de Renda de empresas que queiram apoiar projetos socioculturais.
Ao reconhecer a importância deste artista plástico, não só no âmbito regional, mas para todo um contexto da arte contemporânea, o grupo se uniu em 2010 objetivando organizar o projeto que viria a ser o documentário. “A intenção sempre foi divulgar os trabalhos e pensamentos de Tao Sigulda, um grande adepto ao surrealismo, que teve com mais importante obra o Centro Cultural criado na cidade de Campo Limpo Paulista, e que até hoje é administrado por sua mulher, Tama”, comenta o diretor Fábio Castel.
Atualmente, a equipe está em fase de captação de recursos. Pois, como todo projeto da Lei Rouanet, o valor a ser captado vem de empresas que podem destinar 4% do seu Imposto de Renda devido, com 100% de isenção fiscal, como patrocínio da ação cultural. “Com este formato a Lei Rouanet consegue beneficiar diversas produções culturais e se tornar um dos mais efetivos agentes de transformação social , ao mesmo tempo em que promove a empresa que participa do projeto ao trazer sua marca em toda e qualquer divulgação do mesmo”, explica Tainan Franco, diretora da MoV8 Produções e Diretora Executiva do documentário.
O filme, que começou a ser produzido em julho deste ano, terá aproximadamente uma hora de duração e trará o depoimento de outros grandes nomes das artes. Dentre eles estão Inos Corradin, Alice Vilhena, críticos de arte, colecionadores das obras de Tao, e claro, Tama Sigulda, a maior colaboradora do projeto.
Para contribuir e saber mais sobre o projeto, entre em contato com a diretora executiva Tainan Franco pelo e-mail movprodutora@gmail.com ou pelo telefone (11) 9.8488-8211
Sobre Tao Sigulda- Tao Sigulda, nasceu em 04/04/1914, em Riga na Letônia. Na década de 1930 iniciou seus estudos de arte no Studio de Estudou anatomia com o célebre Roman Sutta (Escola de Petersburgo, onde foi colega de Pablo Picasso). Graduado em arquitetura, atuou como pintor, escritor, escultor e cineasta.Em 1960 Tao e sua esposa Tama vieram para o Brasil, com intenção de seguirem para o Canadá, mas no ano seguinte, Tao participou de uma coletiva na Galeria Prestes Maia em São Paulo, e assim, foi criando raízes no país. Tao recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Campo Limpo Paulista, onde construiu seu próprio Centro Cultural, 1985. Tao faleceu em Jundiaí/SP em 10/02/2006.