da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Representando a seleção brasileira, a carateca do clube São João/Jundiaí, Maria Clara Barbuena dos Santos, faturou a medalha de bronze no kata (golpes simulados contra um adversário imaginário) por equipe no Campeonato Pan-Americano de Karatê, realizado em Medelín, na Colômbia.
A conquista na categoria Sub21 ocorreu no último sábado. O Clube São João/Jundiaí conta com apoio da Secretaria Adjunta de Esportes.
A atleta de 20 anos faturou o bronze ao lado de Naomi Miyahira Hypolito e Caroline de Lima. “Esta medalha representou superação. A equipe foi formada em cima da hora com atletas de diferentes lugares. Conseguimos ter um bom entrosamento e nos unimos muito para buscar esta medalha”, disse Maria Clara.
Esse foi o 1º Pan-Americano que a atleta disputou. Neste ano, a atleta coleciona bons resultados. Em junho, ela faturou medalha de bronze no kata equipe na categoria Sub21 no Campeonato Sul-Americano de Caratê, em Fortaleza.
Nos Jogos Regionais de Votorantim, disputado em julho, a atleta foi prata no kata individual e conquistou duas medalhas de ouro no kumite (luta) no individual e por equipes. “Tem sido um ano diferente para mim. Estou me dedicando muito para conquistar meus objetivos.”
Maria Clara Barbuena dos Santos pratica a modalidade desde os 4 anos, incentivada pelo irmão. “Ele parou de fazer e eu continuei. Quero agradecer pelo meu resultado na Colômbia ao pessoal que me ajuda financeiramente, a Simone Yonamine, nossa técnica da seleção e ao Genival Ferreira, que nos ajudou muito lá, além da minha mãe (Rita de Cássia), do meu pai (Lourival), dos meus técnicos do São João e dos meus amigos”, destacou.