da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
O clima é de muita festa e confraternização: é que o Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (CRIJU), unidade instalada no Complexo Argos sob a coordenadoria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) – que tem como titular da pasta Maria Aparecida Rodrigues Mazzola - , completa mais um ano de existência neste sábado (30) superando as expectativas. O prefeito Miguel Haddad; vereador José Ferreira Dias; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nivaldo Bonassi; e demais convidados estiveram presentes ao evento, com muito bolo, “Parabéns a Você”, distribuição de brindes e o tradicional bailão, reunindo centenas de frequentadores.
Durante o evento, o prefeito lembrou o quanto é importante cuidar das crianças, jovens e idosos. “Respeitando-se cada um em sua fase; quando o poder público, a cidade, sabem cuidar e respeitar as pessoas – principalmente a melhor idade – a tendência é estar cada vez melhor.”
Segundo a assistente social do Centro, Vera Vasconcellos Taddei Herculano, hoje o CRIJU conta com 2.320 inscritos que participam das aulas de violão, mosaico, artes plásticas, artesanato, teatro, literatura, ginástica corporal, informática por meio do Acessa Jundiaí e coral. Um trabalho social diário, intenso e muito gratificante, integrando idosos à sociedade. Para participar de qualquer uma dessas atividades é preciso apresentar comprovante de residência (morar em Jundiaí), RG e duas fotos 3x4.
E teve também vacinação contra a gripe
A enfermeira Lúcia Faria, que trabalha no Centro, deu início aos trabalhos já no começo da tarde; a campanha de vacinação contra a gripe Influenza vai até o dia 13 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pretende imunizar aproximadamente 45 mil idosos, sete mil crianças de seis a 23 meses e cinco mil gestantes. Maria Helena Wood, 74, toma a dose anualmente. "Sempre me cuidei, meus filhos nem precisam me lembrar. Recomendo pois a vacina evita complicações á saúde, principalmente com a chegada do Inverno."
Momentos de muito carinho
“Com roupa de festa” – como assim mesma ela faz questão de frisar, Carmem Lourenço (78) e o seu companheiro Antonio Alves Pereira (78) frequentam o CRIJU todos os sábados, desde a sua criação na Rua Senador Fonseca. “Aqui parecemos todos irmãos, é muito bom! Passamos horas agradáveis nos divertindo, relembrando os bons momentos da vida, é como se estivéssemos em casa, com os filhos, a nossa família. Viu, moça: nós já tomamos a vacina, só faz bem!”
Dia de festa também para Maria Antonia Bonadio de Lima (75) a aniversariante do dia; acompanhada de Valdir Baldin (76), dançam e se divertem: parece que as comemorações vão durar por muito tempo!