da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Na manhã desta sexta-feira (23), a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), em parceria com a Cáritas Diocesana de Jundiaí, realizou o 14º encontro do Fórum Cáritas do Terceiro Setor e Políticas Sociais, na sede da Cúria Diocesana de Jundiaí.
O evento, direcionado aos servidores e gestores públicos, integrantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e voluntários, foi dirigido pelo superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, acompanhado do diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco, e da secretária de Assistência Social, Marilena Negro.
No encontro foi discutida a participação e o trabalho social no território de vulnerabilidade social. Para Rodrigo Mendes, o objetivo é destacar a importância da participação popular nas decisões do governo. “A viabilidade social significa escutar a sociedade, o diálogo entre comunidade e governo. Precisamos ouvir as pessoas para entender a necessidade de melhorias, como um todo, no território de cada comunidade. Entenda território como chão somado à identidade, e não apenas espaço físico”.
A coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Maria Rosangela Moretti, destacou o crescimento do fórum. “Nos primeiros encontros discutimos temas mais específicos sobre as políticas sociais. Agora, evoluímos para conceitos ligados diretamente ao terceiro setor, com a participação efetiva da população”.
Rodrigo Mendes Pereira destaca o papel da Fumas no aspecto da viabilidade social. “A Fundação teve, este ano, muitos avanços no sentido da aproximar-se da comunidade. Mas, continuamos quebrando barreiras antigas e incentivando, cada vez mais, o envolvimento da cidadania com a gestão”, completa.
O Fórum tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Direito do Terceiro Setor e da 33ª Subsecção da OAB em Jundiaí.