da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A abertura da 17ª Semana de Prevenção das Deficiências foi realizada na noite de quarta-feira (21), no auditório do Paço Municipal, um evento realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Educação.
A supervisora do Núcleo de Políticas Públicas para Inclusão, Karen Elaine da Silva Merlim, contribuiu para que as 110 escolas municipais incluíssem, desde junho deste ano, o tema de prevenção das deficiências na grade escolar. “Fizemos, por meio de um concurso de desenho e redação, um trabalho de conscientização com todas as crianças do maternal até 12 anos. Os 10 melhores desenhos e redações serão premiados e expostos na biblioteca Prof. Nelson Foot”.
A Coordenaria da Pessoa com Deficiência conta com o apoio da Secretaria de Saúde para continuar este trabalho de prevenção na infância. “Temos projetos para intensificar os exames de pré-natal, vacinação, entre outras prevenções que são necessárias para evitar as deficiências desde cedo. Além de trabalhar para diminuir a violência urbana”, completa o coordenador, Reinaldo Fernandes.
Escolas
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio dos Santos, a programação deste ano está focada em conscientizar as crianças sobre a prevenção das deficiências. “As crianças são os melhores multiplicadores, por isso é importante que as escolas trabalhem este assunto. Além disso, é necessário melhorar o acompanhamento no pré-natal e vacinação na infância, prevenindo qualquer deficiência”.
A programação da 17ª Semana de Prevenção das Deficiências segue do dia 22 a 27 de agosto com divulgações na mídia: rádio, jornais e tevês e encerramento 28 de agosto, na biblioteca Prof. Nelson Foot.