da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Pesquisa divulgada no início do mês pelo Sebrae, confirmou o destaque que as mulheres vêm ganhando no mundo dos negócios: 53% do total de empreendedores, ou 18,8 milhões, são do sexo feminino. Mas não é somente neste segmento que elas vêm se destacando: são maioria entre os universitários, entre os que se relacionam nas redes sociais e aqui, em Jundiaí, entre os participantes da Consulta Pública ao Orçamento 2012.
O programa Consulta Pública ao Orçamento 2012 começou dia 15 de abril e nestes primeiros 13 dias, já registrou a participação de 590 pessoas. Destes, 55,08% são mulheres e 44,92% são homens. “A mulher é uma excelente planejadora; especialmente aquela que administra sua casa e que, além das obrigações profissionais, ela sabe a importância de se definir prioridades no orçamento”, analisou o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi. “A mulher tem bastante sensibilidade para os problemas sociais”, completou.
O perfil dos 590 participantes da Consulta Públicas são jovens de 25 a 34 anos (36,1%) e a maioria, 59,32%, nasceu na cidade. Os empregados assalariados também são maioria (57,97%) e o nível de escolaridade atingiu 34,24% entre aqueles que já responderam o questionário eletrônico.
Avaliação da cidade
Na opinião dos participantes, 63,39% estão satisfeitos com a cidade e 44,07% acredita que Jundiaí está no rumo certo, tendo em vista o progresso da cidade e da qualidade de vida de seus moradores.
As 325 mulheres que já participaram manifestaram sua opinião sobre temas como saúde, segurança, educação, trânsito, transporte coletivo, entre outros assuntos que afetam o dia a dia do jundiaiense. “Com a participação de todos os atores sociais vamos conseguir construir um orçamento mais próximo da necessidade e da realidade das pessoas. Por isso a participação de todos é muito importante”, comentou Parimoschi.
Como participar
Se você ainda não participou pode acessar o banner que traz o link para a Consulta Pública 2012. Ele está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí [www.jundiai.sp.gov.br]. É rápido: em menos de cinco minutos o questionário é finalizado.
Para aqueles que não tem acesso à internet na sua casa, ele pode usar os computadores disponíveis nos postos do Paço Municipal, Complexo Argos, CRAS do São Camilo e Novo Horizonte e também nos terminais do Situ da Colônia, Vila Rami, Eloy Chaves, Cecap e Vila Arens.