Guarda Municipal de Jundiaí apresenta seu novo subcomandante

21/2/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Um estilo diferenciado de atuação, muitas propostas, a dedicação plena e o respeito à Corporação Azul Marinho: assim é João Massarenti Neto, o inspetor Massarenti, hoje subcomandante da Guarda Municipal de Jundiaí , nomeado recentemente, atendendo ao convite do comandante Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó). Massarenti dará sequência e intensificará o trabalho bem direcionado e efetivo até então realizado pelo inspetor Vagner Tadeu Maziero, há 25 anos na Corporação, e que passa a coordenar a Divisão Operacional.

Massarenti começou a trabalhar muito cedo, ainda com 14 anos de idade, quando ingressou na Guardinha Mirim Municipal (criada em 1981 pelo então prefeito Pedro Fávaro e o comandante Alcides Francisco); já vestindo fardamento, o guardinha desempenhava inúmeras atividades e assim ia ganhando experiência, conhecimento.”Cheguei até a Corporação por acaso, precisava ajudar em casa com o meu trabalho – apesar da pouca idade -, completar os estudos, não conhecia quase nada sobre o trabalho realizado por um profissional de segurança pública ; a Guarda Municipal foi a minha grande escola, lição de vida, com o passar do tempo tive a confirmação de que fiz a escolha certa, orgulho-me por estar aqui, ser útil à comunidade.”


Já na fase adulta, ao completar 18 aos, desligou-se temporariamente da Corporação:”não tinha lógica eu continuar na Guardinha”, sorri Massarenti, sempre muito calmo, ponderado, porém firme nas decisões. “Fui trabalhar como escriturário no Fórum – 1º Cartório e 1ª Vara Criminal - onde adquiri mais conhecimento, experiência, maturidade, graças ao empenho e a orientação decisiva de Vera Elisa Zorzetti Copelli, escrevente responsável pelos dois setores. Grande contribuição para o meu crescimento, a quem sou eternamente grato.”

Mas o sangue azul-marinho da Corporação falou mais alto: Massarenti permaneceu no Fórum de 1983 a 1987, quando então retornou para a Guarda Municipal, agora como profissional devidamente aprovado em concurso; revezando entre postos de serviço e no patrulhamento, Massarenti foi criando identidade própria, firmando-se graças à sua transparência, humildade, solidariedade e amizade, características marcantes de sua personalidade, um profissional admirado em todas as esferas de atuação. E não para por aí: em 1991 passa por mais um processo seletivo e torna-se subinspetor, trabalhando na Central de Comunicação da GMJ, hoje Centro de Operações Táticas (COT), integrada à Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras (Olho Vivo), designado para chefiar plantões, o que aconteceu durante 10 anos. Junho de 2008, outro processo seletivo, novo desafio: torna-se inspetor Massarenti, assumindo a coordenação da Divisão Operacional, o cérebro da instituição, toda estrutura de funcionamento parte deste setor.

Graças ao trabalho integrado de toda a equipe, acompanhando a reestruturação que se fazia necessária, incluindo um planejamento mais amplo e detalhado, alcançamos resultados muito positivos, visíveis aqui e nas ruas, desempenho reconhecido”, ressalta o graduado.

Reconhecimento é a palavra que identifica a nomeação do inspetor Massarenti para o subcomando, num momento muito importante para a atual Administração e principalmente para a Guarda Municipal de Jundiaí, 61 anos de existência, importante referência em todo o Estado de São Paulo: a efetivação do Programa Guarda Comunitário - Anjos da Guarda, uma nova filosofia de trabalho que tem na comunidade sua principal parceira, inclusive para as decisões, uma aproximação cada vez maior, considerada muito bem-vinda. E Massarenti é uma das peças fundamentais para o sucesso da proposta, a prestação de serviços que garanta a segurança e o bem-estar da população em sua totalidade.

A participação do meu pai Duvir (falecido há 16 anos) em minha vida, além da presença de minha mãe Eridulce e minha irmã Luzia, sempre me apoiando – foi decisiva para a minha criação, formação bastante humilde, porém determinada, íntegra e correta”, relembra Massarenti.

Uma de suas grandes paixões é o futebol: palmeirense declarado! “Coordenei durante um bom tempo as equipes da Guarda, momentos de lazer desfrutados entre amigos, até hoje fazemos questão de acontecer.” Ao aceitar o desafio de ser subcomandante, Massarenti reforça: “ trabalhar de forma integrada é a nossa constante e assim deverá prosseguir; defendo o maior envolvimento entre todos os profissionais, a participação efetiva é importante inclusive para a elaboração dos futuros projetos lembrando que hoje fazemos parte do Pronasci - recursos disponibilizados para a efetização da Guarda Comunitária -, uma das conquistas mais importantes marcando a trajetória desta Corporação. Quero retomar as atividades físicas para todos os GMs, preparando o físico como um todo, promovendo o acompanhamento dos desempenhos individuais. Hierarquia e disciplina bem dosadas, muito companheirismo, priorizando o elemento humano: este é fundamental!

Compartilhe no Whatsapp