da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí recebeu a visita de dois médicos veterinários e um adestrador e especialista em cães policiais, todos estrangeiros.
A veterinária colombiana Patrícia Ladena, da Universidade de Bogotá, o também veterinário Ariel Navarrete, da Fundação Estukan do Chile, e o especialista em cães policiais, adestrador chileno Hector Rojas, estão no Brasil participando de um congresso. O convite para visitar o canil da GM de Jundiaí partiu da veterinária da Prefeitura, Vânia Plana Nunes.
Segundo Vânia, o Chile está desenvolvendo um trabalho de recuperação de cães abandonados. “Os cães são recolhidos por associações e em seguida é feito um trabalho de educação humanitária para ressocializar os animais”, explica a veterinária da Prefeitura. Após conhecerem os cães da GM, o grupo acompanhou uma demonstração de agility com o cão Athon, coordenado pelo guarda Marçal.
Hector Rojas não se conteve e também fez a demonstração com o cão. Ao fim do trabalho, Rojas se surpreendeu com a forma de treinamento com os cães da GM. “As linhas de cães da Guarda Municipal estão dentro do padrão policial e são muito bem treinados“, afirmou.
De acordo com o subinspetor Godói, do Canil da GM, as raças que estão sendo trabalhadas são americanas e holandesas. Segundo Hector Rojas, são as melhores raças no meio policial.