da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Defesa Civil comunicou nesta quarta-feira (31) o estado de alerta para moradores do município diante da baixa umidade do ar, que chegou a 13,9% por volta das 14h.
“A recomendação é evitar atividades físicas entre 10h e 16h, consumir bastante água e, em caso de necessidade de manter as atividades, usar lenço umedecido para reduzir os danos das partículas suspensas no ar”, diz o engenheiro Cesar Brayner.
Com as chuvas da semana passada, o índice chegou a 71% no dia 26 de julho. Mas seguiu em queda desde então. A leitura dos dias 28 para 29 de julho apontou a entrada na categoria de atenção (reconhecido pela Organização Mundial de Saúde entre 20% a 30% de umidade do ar) e chegou nesta quarta-feira (31) ao ponto mais baixo. O índice entre 12% e 20% é classificado como estado de alerta. Abaixo de 12%, entra em estado de emergência.
“O índice não permanece o mesmo durante o dia todo. Estávamos com 47,6% pela manhã e chegamos a 18,1% às 15h20. O ponto mais crítico é o início da tarde, quando chegamos a 13,9% por volta das 14 horas”, explica.
Recomendações
Os cuidados valem para crianças, adultos e idosos. Uma das recomendações é a valorização de árvores, que geram mais umidade no entorno, ou o uso de umidificadores e, onde não existirem, de mecanismos como a vaporização criada por chuveiros.
A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Divisão de Praças e Jardins, plantou recentemente 140 árvores nativas na área verde da rodovia Geraldo Dias – que liga Jundiaí a Louveira. São 27 espécies diferentes, que fazem parte de um programa de compensação ambiental da Prefeitura.