da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A obra de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Eloy Chaves será retomada em sua segunda fase. A Prefeitura de Jundiaí teve de realizar uma nova licitação para contemplar a finalização da unidade. Os trabalhos no Eloy Chaves serão retomados em agosto e o prazo para conclusão é de 150 dias.
No Eloy
A nova UBS Eloy Chaves vai funcionar a partir de 2014 na avenida Carlos Veiga, 180. Vai contar com salas apropriadas para consultas, atendimentos, atividades e armazenamento de materiais. O investimento é de R$ 401.108,37. A empresa responsável agora é a FRV Construções.
A UBS Eloy Chaves, que hoje funciona em imóvel alugado, tem equipe completa de clínico geral, pediatra, ginecologista e cirurgião-dentista (que atende temporariamente na UBS Sarapiranga) e mais os agentes comunitários de saúde. Os grupos são de diabéticos, hipertensos e gestantes e existem ainda as atividades de Liang Gong e de atividade física para a Terceira Idade.
Em agosto, a unidade vai ter programação especial para participar da 2ª Semana Regional do Bebê. E em setembro vai articular parcerias sobre a memória do bairro na 16ª Semana Municipal do Idoso. Atualmente a unidade abriga mais de 24 mil prontuários de moradores.
Mais saúde básica
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, outras duas novas unidades de saúde terão suas obras retomadas. São elas: Jundiaí-Mirim e Jardim Tarumã. “Agora tudo está tramitando na Prefeitura e esperamos o anúncio das demais obras em pouco tempo”, afirma.
Além destas três UBSs com obras retomadas, outras seis novas unidades foram aprovadas pelo Governo Federal e confirmadas ao prefeito Pedro Bigardi, dia 8 de julho, numa visita ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF). As UBSs serão construídas no Traviú, Ivoturucaia, Vila Marlene e Jardim do Lago, além de duas unidades de saúde da família (PSF) no Parque Centenário e Jardim Santa Gertrudes.
Com esse quadro, chega a uma dezena o número de novas unidades em andamento no segundo semestre (incluindo a reabertura da UBS Pitangueiras).