da assessoria de imprensa
Enquanto a rede pública retoma as aulas nesta semana, muitos colégios particulares seguem em férias até início de agosto. Educadora de Jundiaí dá dicas para manter as crianças ocupadas e relaxadas quando não é possível para os pais tirar férias do trabalho
Jundiaí, julho de 2013 - As férias representam um momento de descanso e lazer para as crianças, mas para muitos pais são motivo de preocupação. Quando não é possível tirar férias junto com os filhos, a grande dúvida é onde deixá-los antes de sair para o trabalho. Matriculá-los em um curso de férias tem sido a opção de muitas famílias. Mas a educadora Patrícia Campos, diretora do Colégio Degraus, de Jundiaí, alerta que é preciso também que os pais dediquem parte do seu tempo para as crianças, oferecendo atividades diferentes no tempo em que estão juntos, principalmente nesta reta final do recesso escolar de julho.
Segundo a educadora, é importante que se planeje atividades que envolvam toda a família, isso para que as crianças não se sintam entediadas ou até mesmo estressadas durante este período em que precisam estar na escola enquanto a maioria dos amigos está em casa. “A gente sabe que a sociedade mudou, que a estrutura familiar mudou. Hoje a maioria dos pais não consegue tirar férias junto com os filhos no meio do ano. Mas se conseguirem tirar um período do dia, algumas vezes na semana, para proporcionar um programa diferente para a criança, isso pode trazer grandes resultados”, diz. “O importante é sair um pouco da rotina e estar em família. Mesmo com as férias”, reforça.
No restante do período, matricular a criança num curso de férias, que é oferecido por boa parte das escolas particulares, se apresenta como uma excelente alternativa. Em Jundiaí, o Colégio Degraus oferece atividades diárias com participação média de 50% dos seus alunos da Educação Infantil até os primeiros dias de agosto. “As atividades vão desde culinária, saídas ao Parque Botânico e cinema até tarde de jogos de rua (resgatando brincadeiras de nossa infância), agradando aos alunos de todas as idades. Mesmo estando na escola, eles saem da rotina. E enquanto se divertem com os colegas, os pais que não conseguem tirar férias nesta época do ano ficam muito mais tranquilos por saberem que seus filhos estão seguros na escola”, afirma Patrícia Campos, diretora pedagógica da Colégio.
A diretora ressalta que como há ações diferentes para cada dia, o aluno não precisa necessariamente participar em todo o período de férias, e consegue aproveitar os momentos em família quando possível. “E é sempre uma ótima oportunidade para socializar, já que a criança passa a conhecer alunos de outras turmas e ainda aprende brincando”, diz. Em geral, 50 % das crianças da Educação Infantil Infantil e 10% de alunos do Ensino Fundamental participam do Curso de Férias do Degraus.
Sobre o Colégio Degraus- Inaugurado em 2006 e localizado no bairro Eloy Chaves, em Jundiaí, o Colégio Degraus realiza um forte trabalho de pesquisa com seus alunos dos ensinos Fundamental e Médio, firmando parcerias com importantes instituições de abrangência nacional.