da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com um total de 20.287 crianças de 6 meses a 5 anos de idade imunizadas contra a paralisia infantil, a campanha em Jundiaí foi encerrada dia 5 de julho com um percentual de 93,8% de cobertura preventiva para manter a poliomelite longe da vida das crianças.
Iniciada com um grande atendimento coletivo dia 8 de junho, que envolveu as 36 unidades de saúde (UBS e PSF) do município e outros três postos itinerantes no Centro, Bom Jardim e no Corrupira, a campanha atingiu 2.726 crianças abaixo de 1 ano de idade, 4.008 crianças de até 2 anos, 4.483 com até 3 anos, 4.528 crianças de até 4 anos e ainda 4. 542 de até 5 anos de idade.
“Ao chegarmos bem perto dos 100% de cobertura, constatamos que a resposta da comunidade foi muito boa em Jundiaí, o que garante a erradicação desta doença”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Um dos motivos da boa aceitação da campanha, para a Secretaria Municipal de Saúde, é a empatia gerada por personagens como o Zé Gotinha – que neste ano esteve no dia de mobilização sendo abraçado e fotografado por crianças no Centro.
“Considerando que desde 1989 não temos mais casos de poliomelite no Brasil, podemos dizer que o nosso município considera sua meta cumprida”, afirmou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Solange Marquezini.
As crianças que não foram vacinadas durante o prazo da campanha podem ser imunizadas de acordo com o calendário vacinal (conforme a idade).