Espetáculo "Camille e Rodin" chega a Jundiaí neste sábado

5/7/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa

Peça com Leopoldo Pacheco narra a relação entre os famosos escultores franceses
 
Apresentado pela Vivo e produzido pela Baobá Produções Artísticas, o espetáculo “Camille e Rodin”, idealizado pela atriz Melissa Vettore, conta com texto construído especialmente para essa montagem, escrito por Franz Keppler.


 
No universo da Arte, Camille Claudel (interpretada por Melissa Vettore) e Auguste Rodin (interpretado por Leopoldo Pacheco) entram em cena, criando no palco uma história de paixão e tragédia. Trata-se de um texto pulsante, que constrói a vida amorosa desses dois personagens caminhando paralelamente ao embate sobre Arte, levando o espectador a uma impactante reflexão, através da direção de Elias Andreato.
De um lado, Camille Claudel, uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que quebrou laços com sua classe social e a moral vigente, entrando em conflito com sua família e com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar uma artista grandiosa.
 
De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro que com seu trabalho e talento, se transformou no maior escultor de todos os tempos, representando através de sua arte, as paixões humanas.
O espetáculo reconstrói esse encontro, que se transforma numa paixão arrebatadora e em um impulso artístico para ambos, dois gênios criativos, que passaram suas vidas em busca de amor, compreensão e liberdade.
 
Sem Camille, Rodin possivelmente não teria feito suas obras mais apaixonadas e, sem Rodin, Camille não seria a artista fantástica e nem o mito em que se transformou.
 
Para essa montagem Franz Keppler criou um texto inédito. A pesquisa para a construção desse espetáculo foi feita por Franz Keppler e Melissa Vettore, baseando-se nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha neta de Camille), para a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille).
 
A direção do consagrado ator e diretor, Elias Andreato, foge de uma forma teatral tradicional de apresentar biografias. O que interessa aqui é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. E é assim escapando das formalidades, que nos situamos na Paris de Rimbaud, Verlaine, Debussy, Monet, Victor Hugo, que nos libertaram para sempre do academicismo.
 
Melissa Vettore encara o espírito curioso de uma jovem talentosa chegando a uma cidade grande, com entusiasmo e paixão pela arte, enquanto Leopoldo Pacheco nos conduz ao encontro com um artista maduro, com uma alma tão jovem quanto à dela, apaixonado pela beleza e pela criação. Há entre os dois uma busca incessante pelo aperfeiçoamento e pela liberdade, na tentativa de descobrir dentro da pedra o movimento mais sublime. Trazer alguma luz sobre o mistério da individualidade de Camille Claudel e Auguste Rodin nos aproxima das suas mensagens, da beleza e da criação, e esse é o objetivo desse espetáculo produzido por Ed Júlio, que reúne uma ficha técnica e artística primorosa.
 
Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, a parceria permite uma série de ações como circulação do espetáculo, após cumprir temporada nas cidades de São Paulo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbios para todos.
 
SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
 
SINOPSE
Ao chegar à cidade de Paris, muito jovem, Camille Claudel se torna aluna, discípula e amante de Auguste Rodin. Tendo que combater o preconceito da sociedade como mulher e artista, posa para ele e fascina-o com sua personalidade. O diálogo amoroso se torna presente nas obras dos dois.
A intuição criativa de Camille e o apuro conquistado em anos de estudo por Rodin, tornam  a obra de um e de outro próximas, ao ponto de não sabermos qual obra do mestre ou da aluna inspirou um, ou copiou o outro, promovendo um embate de natureza artística entre os dois.
Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento, o rompimento definitivo marcará a vida e a obra de ambos para sempre. Auguste Rodin se torna o maior escultor de todos os tempos. Camille Claudel após longo período debatendo-se em dificuldades financeiras, lutando contra a rejeição da família e o preconceito da época pela mulher solteira e artista, entrega-se à solidão e à loucura.
Por iniciativa de seu irmão, é internada à força num manicômio aos 49 anos, onde passará os trinta anos seguintes de sua vida.
 
Camille e Rodin
 
Teatro Polytheama (1200 lugares)
R. Barão de Jundiaí, 176 - Jundiaí
Informações: Telefone 11 - 4586-2472
 
Sábado 20:30h
Ingressos: R$ 40,00
 
Duração: 75 Minutos
Recomendação: 12 anos
 
Temporada: 06 de Julho de 2013
 
Clientes Vivo tem 50% de desconto para comprar até 02 ingressos. Devem apresentar cartão OU fatura recente paga OU voucher Programa Vivo Valoriza. Para todos ainda é necessário apresentar documento de identificação com foto. Desconto válido somente para o titular e não cumulativo com outras promoções e/ou descontos.
 
www.bilheteriarapida.com.br

 

Ficha Técnica:

 

Texto                            Franz Keppler

Direção                         Elias Andreato

Elenco                           Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore

Pesquisa                      Melissa Vettore e Franz Keppler

Desenho de Luz           Wagner Freire

Cenografia                            Marco Lima

Trilha sonora               Jonatan Harold

Figurino                        Marichilene Artisevskis

Projeto                         Dramática Produções Artísticas

Direção de Produção   Ed Júlio

Produção Executiva    Gabriel de Souza

Produtor Assistente     Fabricio Sindice

Operador de Luz          Ronny Vieira

Operador de Som                 Eder Soares

Contra regras               David Cavalcante, Rodrigo Queiros e Ricardo Alves

Camareira                    Rejane Meire

Assessoria Digital         Cacá Martins

Realização                    Baobá Produções Artísticas

 

Compartilhe no Whatsapp