da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi apresentou, na tarde desta segunda-feira (1), o Programa de Metas 2013-2016 aos secretários, vereadores e imprensa. As ações estão organizadas em objetivos estratégicos, indicadores e metas alinhadas aos eixos estruturantes do Programa de Governo.
De acordo com o prefeito, são cinco linhas a serem seguidas: Cuidar das pessoas; Crescer com qualidade de vida; Desenvolver com inclusão social; Gestão eficiente e transparente e Integração regional. O prefeito destacou que algumas ações previstas no programa já foram realizadas, como a criação das coordenadorias, por exemplo. Ele frisou que, entre as prioridades, está a reorganização do sistema de saúde e a mobilidade urbana.
“A aprovação das quatro UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento) mudarão e melhorarão muito o acesso da população ao hospital. Além disso, temos o projeto de construir o Hospital das Clínicas de Jundiaí. Estamos estudando áreas e o anúncio do local será feito ainda neste ano”, comentou.
O prefeito destacou também que tem como meta ampliar o número de leitos hospitalares em mais de 200, elevar de 84,98% para 90% o índice de atendimento pré-natal de mães e aumentar para 30 as equipes do Programa Saúde da Família. “O plano contempla ações como contratação e capacitação de equipes para o Programa Saúde da Família; informatizar todos os níveis de atenção à saúde; ampliar o número do quadro de profissionais de saúde; reorganizar a Rede Básica de Saúde; entre outras.”
Com relação à mobilidade, o prefeito frisou que independentemente do projeto do BRT (corredores exclusivos de ônibus), haverá investimentos na questão de itinerários de ônibus; qualidade de terminais e pontos; implementação de defensas e ciclovias; manutenção de vias urbanas; pavimentação de vias; construção de pontes e viadutos; estão entre as ações previstas no Programa de Metas.
Conselho
Pedro Bigardi frisou que o programa será debatido junto à sociedade, em encontros na Câmara Municipal. Além disso, lembrou que o material também será apresentado a entidades e ONGs do município. “Em julho criaremos o Conselho da Cidade, que irá acompanhar o Programa de Metas e ajudar nas mudanças que possam ocorrer.”
O prefeito destacou que serão convidados a integrar esse conselho membros de ONGs, associações de moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bicicletada, Forcis, entre outros.
Segundo Pedro Bigardi, o Programa de Metas não está fechado e pode sofrer alterações ao longo dos anos. “Por isso, é importante que seja acompanhado pela sociedade, que ao lado do Conselho pode avaliar e aprimorar o que está previsto.” Além disso, ele classificou a proposta como um compromisso legal, que torna o governo ainda mais transparente.
O Programa de Metas completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Jundiaí. É importante ressaltar que a sistemática implantada contempla a realização de programas e ações em conformidade com o Plano Diretor, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA).