da assessoria de imprensa
Colégio Degraus é uma das poucas escolas brasileiras a trabalhar sob a abordagem educativa de Reggio Emilia, com foco na Educação Infantil. Reggio Emilia, que coloca as crianças como protagonistas, foi eleita por ter as melhores escolas do mundo pela revista News Week
Jundiaí, 07 de junho de 2013 – Nesta sexta-feira, 07, um grupo de 28 educadoras de Londrina esteve em Jundiaí para conhecer a metodologia educativa adotada pelo Colégio Degraus, do Eloy Chaves. O Degraus está entre as escolas brasileiras que se inspiram na abordagem educativa de Reggio Emilia, que nasceu na cidade italiana de mesmo nome e hoje é considerada uma das melhores do mundo para Educação Infantil. No Brasil, ainda é pouco difundida.
Patrícia Campos, diretora Pedagógica do Degraus, explica que a proposta Reggio Emilia se diferencia por criar constantemente uma rede de comunicação. Os diálogos desenvolvidos entre criança-criança, criança-professor e entre professores-educadores são essenciais. “As crianças nas escolas de Reggio se comportam como protagonistas nos projetos desenvolvidos”, diz.
E foi justamente isso o que atraiu as professoras do Colégio Universitário de Londrina. Maria Luiza Kasuya, coordenadora da Educação Infantil da escola, explica que eles receberam a diretora do Degraus em Londrina recentemente, para que ela conduzisse encontros com o objetivo de apresentar a metodologia e os benefícios que ela traz para o dia a dia do aluno. “Mas nada melhor do que ver como funciona na prática. Como hoje é feriado em Londrina, aproveitamos para passar um dia inteiro em Jundiaí e a experiência foi muito produtiva”, conta. “Nós pudemos acompanhar desde o dia a dia dos alunos na sala de aula e, principalmente, entender o papel do educador neste processo de aprendizado. Percebemos que até mesmo o espaço físico da escola é determinante para o bom desempenho”, completa.
A diretora do Degraus explica que o ambiente, neste modelo, é visto como algo que educa a criança, e portanto deve ser flexível. O espaço deve passar por modificações frequentes e as crianças devem participar, de modo aos professores permanecerem sensíveis às necessidades de cada aluno e do seu conhecimento. Em Reggio Emilia, o elemento criativo é imenso, a começar pelas salas de aula, que foram substituídas por grandes ateliês, ricos em objetos diversificados, que aguçam o processo criativo e aumentam as experiências das crianças.
“Esse intercâmbio de conhecimento entre escolas é muito positivo para ambos os lados. Para nós foi muito produtivo receber essas educadoras hoje e, principalmente, comprovar mais uma vez que nosso trabalho pedagógico desperta interesse em profissionais dos quatro cantos do Brasil”, finaliza Patrícia Campos.
Sobre a Abordagem Reggio Emilia – Por conta da fome e da destruição trazida pela 2ª Guerra Mundial, as mães de Reggio Emilia, uma cidade Italiana, decidiram se unir para tentar criar um mundo melhor para as futuras gerações. Dessa união, nasceu uma escola de mesmo nome. O professor Loris Malaguzzi, um jornalista na época, foi verificar a história, se empolgou com a iniciativa e abandonou o emprego para sistematizar o tipo de ensino que estava nascendo. A maior lição que as mães pretendiam transmitir aos seus filhos era o fato de ser possível reconstruir algo a partir das ruínas, que era o que estava acontecendo na cidade. Esse é o verdadeiro sentido de coletividade e união para se alcançar um objetivo – e nesse espírito a escola foi formada e estruturada.
Sobre o Colégio Degraus – Inaugurado em 2006 e localizado no bairro Eloy Chaves, o Colégio Degraus realiza um forte trabalho de pesquisa com seus alunos dos ensinos Fundamental e Médio, firmando parcerias com importantes instituições de abrangência nacional.