da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí comemora nesta quinta-feira (6) o Dia Nacional da República Italiana e do Cidadão Ítalo-jundiaiense. Organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a solenidade será às 10h, no andar térreo do Paço Municipal, avenida da Liberdade s/n, Jardim Botânico.
Instituída por lei, a data é comemorada dia 2 de junho. De acordo com Mônica Barranqueiros, diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, as comemorações tiveram de ser programadas .”Neste ano, como a data caiu em domingo de feriado prolongado, decidimos comemorar no dia 6“, disse Mônica Barranqueiros.
Mônica também explica que “o objetivo do evento é intensificar a consolidação das relações entre Brasil e a Itália, bem como aquelas entre os imigrantes italianos e a cidade”.
Além da presença do prefeito Pedro Bigardi, participarão do evento José Luiz Scarano, presidente do Circolo Italiano di Jundiaí e o vice-cônsul da Itália para Jundiaí e Região, doutor Antonio Cordone.
A história
O dia 2 de junho foi escolhido como Dia do “Cidadão Ítalo-jundiaiense” por ter sido nesta data a instituição da República Italiana. Isso aconteceu em 1946, um ano após o término da 2ª Grande Guerra Mundial.
Os imigrantes italianos tinham o hábito de trabalhar com a família em suas próprias terras, com agricultura diversificada, o que, na metade do século XIX, entrou em conflito com a produção mecanizada, em latifúndios dirigidos para a monocultura na Itália. Este fato, somado ao crescimento demográfico da população rural à industrialização, motivou a vinda ao Brasil de forma maciça.
Os esforços que os italianos empreenderam foram seguidos pelas gerações que continuaram a trabalhar na terra, produzindo e preservando o ambiente e qualidade de vida. Em Jundiaí, a imigração italiana mudou as características da cidade, em todos seus elementos, a ponto de ser conhecida à época como ‘cidade italiana’.