da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Ela é encarregada de levar e buscar as trinta crianças que fazem parte do Projeto “Tênis Solidário”, parceria do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) com a Academia de Tênis Jundiaí, às aulas de tênis. Também, é responsável por distribuir os cartazes e as caixas de arrecadação, das três campanhas do Fundo Social (Material Escolar- Inverno e Brinquedo) para os estabelecimentos que a solicitam, e está sempre a postos para recolher as doações que são destinadas para o FUNSS, em quantidades expressivas. Está pensando que todas essas funções são atribuídas a algum funcionário do Fundo Social? Errou! Todo esse trabalho é realizado pela perua do Fundo Social de Solidariedade.
Com uma média de 150 km percorridos por dia, a perua roda sempre em prol da solidariedade. José Marcos Costa, motorista do Fundo Social há 10 anos, afirma que a perua compõe a equipe do Fundo Social. “Aqui todos nós trabalhamos com o objetivo de ajudar o próximo. É gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas que aguardam a perua chegar com as doações”, conta Marcos.
Nos períodos das campanhas, a perua chega a distribuir, semanalmente, cerca de 150 cartazes. Marcos e seus dois ajudantes, José Guedes e Antônio Fernandes, auxiliam até na colocação do material. “Em alguns estabelecimentos, nós é que escolhemos a melhor parede para grudar o cartaz, os responsáveis pelo espaço já nós conhecem e sabem que sempre fazemos de forma cuidadosa a colocação dos cartazes, para não estragar nenhuma parede”, diz Marcos.
A perua ainda é utilizada para levar e buscar os professores do FUNSS que ministram as aulas nos bairros. A matéria prima que compões os cursos também é comprada por Marcos e carregada pela perua até o Fundo Social. “Nós fazemos a lista das necessidades de cada curso, e os meninos é que saem em busca dos produtos. Eles são atenciosos e nunca esquecem nada”, disse a diretora do FUNSS, Maria Olivia Gonçalves.