da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Adir Augusto da Silva Bastos, se reúne com a direção do Parque da Cidade, nesta quinta-feira (16), para avançar no detalhamento da cooperação destinada à implantação da primeira unidade descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Jundiaí.
A proposta, feita pelo prefeito Pedro Bigardi e liderada pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda, visa realizar um atendimento ainda mais rápido e eficiente no socorro à população.
A diretora regional da Secretaria Estadual de Saúde (DRS 7), Márcia Bevilacqua, também manifestou apoio à ideia, apresentada ao colegiado de secretários do setor que trata da criação de um serviço regionalizado.
“Não é possível entendermos como alguém sofre um acidente a poucos metros da divisa com Jundiaí e não pode contar com o atendimento especializado. Para nós, que atendemos boa parte da região em nossos hospitais, é mais sensato que exista um bom atendimento imediato para evitar custos e sequelas”, defende Miranda.
A outra grande novidade é a chegada, na primeira quinzena de junho, de uma nova viatura para o serviço em Jundiaí. “O convênio já foi assinado pelo secretário Cláudio Miranda, mas é quase uma manutenção de rotina”, afirma. O veículo vai substituir um dos cinco atuais (quatro resgates e uma UTI móvel) que chegaram ao limite de 300 mil quilômetros rodados, ampliando a reserva técnica menos usada para cinco viaturas.
“Também estamos preparando uma nova reunião da Rede Municipal de Urgência e Emergência para o mês de junho, envolvendo todas as instituições relacionadas como ambulâncias, bombeiros, policiais, guardas, hospitais e Defesa Civil”, afirma Adir.
Novo coordenador
O Samu de Jundiaí também conta com um novo coordenador. Trata-se do médico cirurgião Mário Jorge de Castro Kodama, 29 anos, que já atua no serviço há 2 anos. “No atendimento à emergência é onde me realizo como médico. Ajudar a salvar vidas é minha principal atuação na vida”, destacou o novo coordenador.
Com uma equipe de 96 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, entre outros, o Samu conta com quatro viaturas de suporte básico (USB) e uma de suporte avançado (USA). Além do suporte das viaturas do Saec (Serviço de Atendimento Especial a Crônicos), que atendem casos de urgência com o uso de materiais da unidade.
“O Saec realiza ainda apoio a pacientes crônicos, por meio de marcação prévia. Quando é necessário nós conseguimos atender mais de uma ocorrência de emergência com médico, enfermeiro e condutor. Para emergências leves, a viatura de suporte básico conta com condutor e técnico de enfermagem”, explica o coordenador.
Triagem
Experiente e sensível às necessidades da população jundiaiense, Mário Jorge fala sobre a triagem que é realizada no momento do atendimento telefônico, útil para um atendimento mais eficiente.
“Neste momento, os atendentes fazem perguntas para saber a gravidade do problema e assim encaminhar o socorro certo para cada vítima. A viatura de suporte avançado é enviada em casos de ocorrências que necessitam da presença de um médico. Porém, a maioria são ocorrências leves”, conclui.
Sobre a possibilidade de regionalização do Samu, Mário Jorge aponta os benefícios à população de Jundiaí e região. “Em cidades como Sorocaba e Campinas esta parceria já existe, assim poderemos estender o atendimento por meio de bases descentralizadas para cidades vizinhas que não contam o resgate: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva e Cabreúva. Pois o tempo é o que conta no atendimento”.
Atendimentos
No mês de abril, o Samu atendeu um total de 2.177 ocorrências, sendo que 673 foram relacionadas a ocorrências clínicas (crise hipertensiva, mau súbitos…), 278 a traumas (acidentes de trânsito, agressão…), 106 a situações psiquiátricas e 91 ocorrências pediátricas.
“Os bairros com maior número de ocorrências estão a Ponte São João e o Centro, onde há maior concentração de população idosa. E são estas pessoas que mais valorizam o trabalho realizado pela equipe”, salienta Kodama.
Trotes
Infelizmente, o número de trotes telefônicos continua sendo grande e atrapalha o atendimento de quem realmente precisa de socorro rápido. Em abril, foram 447 ligações.