da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Neste sábado (18), o Barracão Cultural Capoeira Idalina exibe o documentário “A Negação do Brasil”. O filme conta a trajetória dos atores negros nas novelas brasileiras, a inserção deles no meio e a constante luta dos profissionais contra os personagens estereotipados, normalmente destacados para eles.
A escolha é uma continuidade do último Cineclube, em que foi exibido o filme “A Grande Feira”, como explica a diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto. “O debate do último encontro foi o que mais agradou, vamos continuar discutindo questões raciais, porém agora com outro foco”, explicou a diretora.
Além disso, esta é uma oportunidade de conhecer novos gêneros do cinema, já que o documentário ainda não tem muito espaço na programação da TV aberta.
Esta é uma ação do Barracão Cultural Capoeira Idalina, que conta com a parceria da Diretoria de Ação Comunitária. Segundo Eliane, o Cineclube já conquistou um público cativo. “Vemos pessoas que estão participando das sessões desde o primeiro encontro, eles próprios que levantam os debates e sugerem os próximos filmes.”
O Cineclube Idalina acontecerá às 19h, na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma, no bairro Anhangabaú.