da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, participou em Brasília, entre os dias 23 e 25, do 2º Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Aguinaldo esteve acompanhado dos diretores Gilberto Valverde, José Vitoriano Júnior, Lucas Aparecido Rodrigues e Rodrigo Batalha. Durante os três dias do encontro, diversos temas foram debatidos, tendo Jundiaí se interessado de forma especial pela questão dos resíduos sólidos.
No momento, a prefeitura busca um novo modelo de gerenciamento de resíduos sólidos e a primeira providência neste sentido é a definição de um novo modelo, também, para os serviços de coleta e destinação do lixo. A concorrência pública para esta finalidade, inclusive está sendo montada e deverá ser anunciada nos próximos dias.
Leite comentou a respeito da necessidade de buscar formas alternativas para comungar a necessidade de recolher o lixo com a possibilidade de colocar em prática um gerenciamento que possa se tornar modelo. “Temos hoje 10 mil toneladas de lixo por mês e apenas 5% são reaproveitáveis. Queremos chegar a 30% e isso deverá ocorrer a partir de um trabalho que visa enxergar o lixo como oportunidade de reciclagem e inclusão social”, explica o secretário.
No entendimento, uma cooperativa seria o caminho mais provável para atingir essa condição. “Alguma coisa como os catadores tomarem conta de ecopontos, tirando do lixo o maior aproveitamento possível”, exemplifica.
O secretário lembra também que todas palestras e os debates dos quais participou em Brasília aconteceram em momento muito oportuno, pois os lixões em todo o País têm prazo para desaparecer, ou seja, até o final de 2014 eles devem se enquadrar a um outro plano de saneamento , o que inclui novos modelos de gerenciamento dos resíduos. “Jundiaí está bem à frente de muitas cidades de mesmo porte, porém, as mudanças devem ocorrer, logicamente dentro de um processo moderno, com foco na sustentabilidade”, comenta.