site Esporte Jundiaí
O volante Cristian, ex-Paulista, Flamengo e Corinthians, viveu fortes emoções nesta quinta-feira, na partida entre Fenerbahçe e Benfica, pelas semifinais da Liga Europa. O brasileiro perdeu um pênalti pouco antes do intervalo, deixou o campo chorando por causa do erro, mas acabou participando do gol da vitória dos turcos por 1 a 0, voltando a derramar lágrimas, desta vez de alegria.
A partida de volta será disputada na próxima quinta-feira, no estádio da Luz, em Lisboa. O Fenerbahçe joga pelo empate e pode até perder pela diferença mínima, desde que faça gol. A decisão será realizada no dia 15 de maio, em Amsterdã, na Holanda. Na outra semifinal, o Chelsea venceu o Basel por 2 a 1, na Suíça.
Antes da partida, o técnico Aykut Kocaman declarou que este era o jogo mais importante da história do Fener, que pela primeira vez disputava uma semifinal de competição europeia. A torcida dignificou a importância do confronto, fazendo um mosaico em 3D com a inscrição "Fly high to glory" (Voe alto para a glória), mostrando um avião em direção ao sol, sobrevoando moinhos, em alusão à paisagem típica da Holanda, sede da final da competição.
O Fenerbahçe sentiu a pressão do "jogo mais importante de sua história", e o Benfica dominou os 15 minutos iniciais. Logo aos quatro, Salvio quase abriu o placar, mas teve seu chute bloqueado pelo goleiro Demirel. Mas os portugueses não souberam aproveitar o domínio, e o Fener foi acordando aos poucos. A defesa benfiquista estava muito bem, e os turcos só passaram a levar perigo graças às jogadas aéreas. Aos 18 minutos, Kuyt cruzou da direita, e Sow acertou o travessão. Era o incentivo que o Fener precisava. Na jogada seguinte, em cobrança de falta, Cristian levantou na área, Korkmaz cabeceou, e Artur defendeu.
O fim do primeiro tempo reservou as emoções mais fortes. Aos 43, Webo tentou o cabeceio, caiu e não reparou que a bola estava a seu lado, apenas esperando o chute. Quando entendeu o que estava acontecendo, o atacante tentou se posicionar para a conclusão, mas Artur foi mais esperto e ficou com a bola.
Nos acréscimos, um pênalti para o Fenerbahçe. Quando partia em velocidade, Gonul foi calçado na perna direita por John. Cristian cobrou, mas acertou a trave. Após o apito final, o brasuca deixou o campo chorando, sendo consolado por companheiros e membros da comissão técnica, em uma cena marcante.
Diz o ditado que brasileiro não desiste nunca, e o volante comprovou, voltando do intervalo disposto a dar a volta por cima, com ainda mais vontade. Logo no segundo minuto, o jogador tentou um chute de fora da área e quase se redimiu. Sua força contagiou o time, que partiu para tentar definir o jogo. Kuyt, aos cinco minutos, acertou a trave ao girar o corpo e chutar rasteiro.
Aos 25, Cristian voltou a chorar, mas dessa vez derramou lágrimas de alegria. Cobrou escanteio, a defesa portuguesa afastou mal, contra o próprio gol, e Korkmaz subiu mais que todos para cabecear e fazer o gol da vitória. O ex-Fla e Timão levou as mãos ao rosto de novo para enxugar o choro. No fim da partida, o brasileiro foi substituído e recebeu o aplauso dos torcedores.O Fener conseguiu a vantagem de um gol, mas terá problemas para o jogo de volta. Topal e Webo estão suspensos por causa de cartões amarelos. Além disso, Raul Meireles deixou o campo lesionado e virou dúvida para a próxima partida mais importante da história do clube.