da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Reunião de trabalho na secretaria de Desenvolvimento Econômico contou com a presença do secretário Ari Castro Nunes Filho, o diretor Ricardo Robertoni e os representantes da Unicamp, Davi Salles e Iara Regina da Silva Ferreira. O encontro foi para acertar os últimos detalhes para a realização do Workshop ParqTec Jundiaí, que acontece nesta sexta-feira (15) e ainda está com inscrições abertas.
Essa, segundo o secretário Ari Castro, é uma grande oportunidade para definir o que Jundiaí quer para o Parque Tecnológico de Jundiaí. “Vamos ouvir experiências de outros países e de outros municípios e aprender com aqueles que já passaram por esta fase em que estamos: o que deu certo e o que deu errado. Este encontro vai facilitar a organização e desenvolvimento do nosso parque”, explicou.
O momento de crescimento consistente e sustentável pelo qual passa o país é ambiente propício para a implantação de parques tecnológicos, ambientes que respiram inovação tecnológica e que conseguem concentrar, no mesmo espaço, universidades e centros de pesquisa. “A ideia é aumentar a riqueza e o bem estar das cidades que os recebem. Jundiaí só tem a ganhar com mais esta conquista”, comemorou Ari Castro.
A indústria de queijos de Minas Gerais é um expressivo exemplo de interação entre empresas e universidades articuladas em redes para o desenvolvimento de soluções inovadoras para gargalos tecnológicos. “Foi a época do surgimento da indústria de pão de queijo no Brasil. Tudo começou quase vinte anos atrás quando alguns fabricantes pensaram em congelar a massa do pão de queijo motivados pela onda dos alimentos congelados que então começava a tomar forca no mercado”, comentou o engenheiro Davi Salles, da Unicamp.
O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, o Papel da Universidade Empreendedora e a ParqTec Jundiaí – o Empreendimento, situação atual e cenário futuro, são os três grandes temas que serão debatidos durante toda a manhã.
No período da tarde, é a vez dos grupos de trabalho, mesas de discussão coordenadas pelos palestrantes da manhã. A mesa “A relação Universidade/Empresa” será coordenada por Renato Aquino e mediada por Milton Flávio de Macedo. Já a mesa “Parques Tecnológicos – experiência de gestão nacional e internacional”, será coordenada por Nuno Crato e Tony Chierighini e mediada por Marco Aurélio Bergamini. “Das discussões e dos resultados, sairá um documento, uma carta com as contribuições de todos os participantes. O que queremos para Jundiaí? Este documento vai responder”, completou Ari Castro.
Participe, as inscrições são gratuitas. Acesse [ http://parquetecnologico.jundiai.sp.gov.br].