FPF admite reduzir Paulista, mas não abre mão de 20 times

23/4/2013 - Jundiaí - SP

site Esporte Jundiaí

O próximo Campeonato Paulista pode ser mais curto. A palavra é do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, admitindo a mudança por conta da Copa do Mundo entre junho e julho. Mas o dirigente não abre mão da presença de 20 participantes, o que complica a manutenção do atual formato.
"Vamos ver se na próxima temporada reduzimos um pouquinho, por causa da Copa do Mundo. A dificuldade é exatamente essa", disse Del Nero à rádio Transamérica, reforçando que a competição que organiza não pode ser comparada a outros Estaduais.
"Há que se dizer que a competição de São Paulo tem 16 clubes do interior. É muita gente? Pode ser que sim, mas temos que pensar na grandeza do Estado de São Paulo. Temos 130 clubes filiados profissionalmente. Há estados que só tem oito, é tudo muito simples", afirmou o dirigente.
Os clubes, principalmente os grandes, cobram mudança da FPF. O assunto, contudo, ainda não foi colocado em discussão no encontro entre os presidentes das oito equipes classificadas para as quartas de final do Campeonato Paulista, na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade.
"Não se falou disso, mas vai ter que mudar. Tem Copa do Mundo, tem menos data ainda. A Federação sabe disso. Alguma coisa precisa ser feita para melhorar o futebol brasileiro", afirmou o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, admitindo, contudo, não ter nenhuma solução para um Paulista mais curto."Vivemos uma fase, um imbróglio, em que não conseguimos achar um caminho que nos leve a uma clareza de soluções. Não tenho essa solução. Penso muito, tenho algumas coisinhas. Temos que clarear isso e achar um caminho melhor para nós", continuou o dirigente corintiano.
Del Nero se diz aberto a propostas. "Tudo isso tem que ser analisado com muito cuidado. Não podemos pensar em um clube só, temos que ver o interesse de todos e analisar de uma forma geral. É evidente que em todo ano o departamento de competições e a diretoria enviam para nós projetos de mudanças. Todos eles são analisados com muito cuidado", garantiu.

Apesar das críticas, os clubes admitem que o Paulista tem uma premiação interessante - o São Paulo, que muitas vezes se colocou contrário à disputa, já disse que o torneio é mais rentável do que a Libertadores. E esse é o argumento de Del Nero. "Por que a televisão paga bem para o Campeonato Paulista? Porque ela tem retorno, obviamente. Ninguém investe em uma coisa que não vale nada", falou o presidente da FPF.

Compartilhe no Whatsapp