da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Jundiaí, nos próximos meses, começa a próxima etapa na revitalização da saúde pública. Na tarde desta quinta-feira (19), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou ao prefeito Pedro Bigardi que o município inicia ainda este ano a construção de três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A notícia foi dada antes do início da audiência pública sobre o tema “É tempo de saúde”, na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), organizada pelo presidente da Comissão de Saúde da casa, deputado Marcos Martins, no plenário Juscelino Kubitschek.
“A expectativa era ter pelo menos duas UPAs iniciadas neste ano. Uma na região do Almerinda Chaves e outra na Ponte São João. No entanto, fomos surpreendidos com esta ótima notícia de que a cidade terá uma terceira, a da Vila Progresso. Temos 20 dias para preparar a documentação, iniciar o processo licitatório e dar início o mais rápido possível às obras”, disse o prefeito.
A confirmação da terceira UPA não foi a única boa notícia que o Ministro deu. Jundiaí também está dentro do programa de construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Governo Federal. O encontro foi acompanhado também pelo presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori.
O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que também estava na recepção, já fez as visitas técnicas em todas as unidades de saúde de Jundiaí. “Um processo que durou dois meses e foi possível fazer um Raio X das prioridades de reformas e ampliações. Também preparamos um estudo para a construção de novas unidades”, afirmou Cláudio Miranda.
Convocação
O ministro Alexandre Padilha anunciou investimentos de novas unidades de saúde no Estado de São Paulo para 63 propostas já aprovadas. É onde Jundiaí se encontra.
“Mas não adianta ter estrutura, equipamentos sem ter o médico. Enfrentamos este déficit e por isso vamos mudar esta realidade. O Governo Federal criou o Provab (Programa de Valorização da Atenção Básica), que reforça as redes municipais com médicos com contrato válido de um ano podendo ser prorrogado, porém pagos pela União”, disse.
Conforme comentou o secretário Cláudio Miranda, Jundiaí conta com três médicos deste programa nas unidades de saúde.
Conquistas
Em três meses de governo, Jundiaí conquistou diversos recursos e investimentos na saúde. Entre eles, a implantação do Pronto Atendimento Central 24 horas (PA24H) e o não fechamento das UBSs na hora do almoço para acolhimento.
“O PA 24 Horas foi uma solução simples que exigiu um mínimo investimento para uma grande conquista. Equipamentos novos, profissionais capacitados e preocupados com a humanização no atendimento e novos leitos. Atualmente são 25, que muito contribuem para aliviar o São Vicente. No segundo semestre teremos a expansão do atendimento 24 horas na região do Retiro”, adiantou o prefeito.