da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Defesa Civil de Jundiaí vai receber alunos do Instituto de Geociências da Unicamp (Universidade de Campinas). A aula prática, ministrada pelo professor Alfredo Borges de Campos, acontece no início de maio, em uma das encostas do Jardim Tamoio – onde já houve, em anos anteriores, deslizamentos de terra. Esta, aliás, é a segunda universidade com quem a Defesa Civil de Jundiaí estreita este relacionamento técnico.
No começo de fevereiro passado, a criação do Ceped (Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres de São Paulo) pela USP (Universidade de São Paulo), abriu as portas para a troca de informações.
“Até mesmo a distância vai ajudar neste processo de conhecimento com o Ceped. Estamos bem perto da USP, também, o que vai facilitar essa intenção”, disse o coronel Eduardo Luiz Carbonari, diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Jundiaí, à época. “E agora, com a Unicamp, estamos estreitando nosso relacionamento, o que, em muito, contribuirá para as nossas ações técnicas”.
Nesta quarta-feira (17), o professor Campos foi recepcionado pelo secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, que colocou a equipe técnica à disposição das atividades do Instituto. “Estamos prontos e à disposição para atender aos professores e aos alunos da Unicamp. Queremos, sim, estreitar o relacionamento e, com isso, aumentar nosso aporte de conhecimento técnico na área da Defesa Civil”, disse o secretário.
Aula
O Jardim Tamoio foi escolhido após uma visita a alguns pontos da cidade, feita pelo professor juntamente com o assessor municipal da Defesa Civil, Fernando Sálvia, e pelo coronel Carbonari. “Este é o local para onde vou trazer os alunos. É uma área que oferece condições para a aula”, destacou o geólogo.
O professor ainda explicou que “essa aula faz parte de treinamento específico sobre as questões do meio físico, relacionadas ao ambiente urbano.”