Mostra Explora A Relação Da Cidade De Jundiaí Com As Linhas Ferroviárias

26/3/2013 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa 

Acontece no dia 06 de abril a abertura da mostra TODOS OS TRILHOS, do arquiteto e artista plástico Renato Hofer. 

TODOS OS TRILHOS é uma instalação desenvolvida especialmente para a Galeria Fernanda Perracini Milani, do Teatro Polytheama. A mostra conta com objetos, desenhos, gravuras, pinturas, cadernos e vídeos que abordam o universo ferroviário e resultam de uma longa pesquisa estética que começou em 1992. A exposição resgata a forte relação simbólica que a cidade de Jundiaí guarda com as linhas de trem como destino final de um dos percursos mais importantes do país, a linha Santos-Jundiaí. 

A mostra se divide em dois módulos: “cento e trinta e dois quilômetros, setecentos e quarenta e sete” e “outros trens”. O título do primeiro módulo, um percurso de imagens em variadas técnicas, refere-se à distância entre a Praça dos Outeirinhos em Santos até a Galeria do Teatro Polytheama. Já em “outros trens”, são apresentados trajetos ferroviários de outros locais e um vídeo que leva para a sala de exibição os sons e o caráter cinético das linhas ferroviárias.

No dia 20 de abril, Renato Hofer oferece o Workshop “Caderno de memórias urbanas e desenhos móbiles”, onde será confeccionado um caderno de registros e feitas intervenções em uma das obras expostas. A mostra vai até o dia 25 de abril. 

Renato Hofer 

Arquiteto formado pela FAU- USP em 1997, estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e se iniciou nas práticas de performance e instalação com a artista norueguesa Inghild Karlsen. Gosta de explorar intersecções entre diversas manifestações artísticas e tem especial interesse pela relação do homem com o ambiente urbano. Cadernos de viagem e livros de artista representam boa parte de sua produção recente, associados à pesquisa de matérias e de técnicas de impressão.

Compartilhe no Whatsapp