da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Núcleo de Apoio à Aprendizagem, um programa da Secretaria de Educação, vai ampliar as ações. A partir de abril, a equipe multidisciplinar vai ganhar um neurologista e oferecer avaliação do processamento auditivo e dislexia.
Além das novas ações, a atual equipe – serviço social, psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia – ganhará reforço. Serão dois assistentes sociais e três psicopedagogas (hoje há apenas um profissional de cada área).
O número de psicólogos também aumentará, passará de dois para três.
O Núcleo foi criado há 8 anos com objetivo de oferecer apoio pedagógico aos alunos com dificuldade de aprendizagem, devidamente matriculados na rede municipal de ensino (desde que não esteja associada a algum tipo de deficiência). Hoje, são atendidas 375 crianças.
Licitação
Até agora, o trabalho era oferecido por meio de um convênio firmado entre a administração passada e a APAE de Jundiaí. Após analisar todos os projetos e programas, a atual gestão municipal verificou a necessidade de modificar e ampliar estas ações em benefício da população.
Para isso, a Secretaria de Educação aguarda o final do convênio com a entidade, que vence no fim deste mês, para abrir um processo de licitação com as novas especificações. “Por não ser a APAE a única instituição que presta este tipo de serviço, foi necessária a abertura de um processo licitatório”, explica a supervisora do Núcleo de Políticas Públicas da secretaria, Karen Silva.
A previsão é de que a entidade que vencer a licitação já deva prestar o serviço na primeira semana de abril. Com essa transição, o Núcleo ficará uma semana sem atendimento. “Mas cada aluno tem 1 hora de atendimento por semana. O prejuízo será mínimo e esta aula será reposta”, afirma Karen.