site Esporte Jundiaí
A Secretaria de Saúde de Jundiaí colocou em uso, nesta quarta-feira (13), as duas novas ambulâncias de resgate do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mantido em parceria com o Ministério da Saúde. O modelo é Renault Master 2.5 Diesel Turbo, com diversas inovações. Elas substituem outras duas Mercedes Sprinter que estavam em operação desde 2004, e percorreram aproximadamente 320 mil quilômetros cada. Ambas passam agora para a reserva técnica do serviço.
Entre as principais novidades dos novos modelos estão o uso de lâmpadas do tipo led nas sirenes, no interior e nas luzes auxiliares das laterais, melhorando as condições técnicas de trabalho nos atendimentos noturnos. Também contam com sistemas de ar-condicionado e de ar quente tanto no “salão” (parte posterior) quanto na cabine de direção. Nos equipamentos, o novo tipo de desfibrilador tem monitoramento automático dos sinais vitais.
Com as novas ambulâncias, o serviço conta com nove veículos incluindo as duas que passaram para a reserva técnica e podem ser usadas em trabalhos de apoio, como a unidade prevista para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Novo Horizonte.
Durante cada dia, cerca de 50 ocorrências são atendidas pelos cinco veículos em uso na parte diurna e pelos quatro veículos operando na parte noturna.
Mais unidades
Para o condutor socorrista Sidnei Custódio, as condições de trabalho fazem a diferença no cotidiano de emergências. Entre elas está o convênio com o helicóptero Águia, da Polícia Militar em Campinas, que pode ser acionado pelo CCO (Centro de Controle Operacional). “Contar com o respaldo do restante da equipe é um diferencial. Em caso de complicações, podemos acionar um ponto de encontro com a UTI Móvel”, explica.
Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a qualidade do Samu precisa ser estendida para os municípios vizinhos da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) para evitar sequelas e custos desnecessários na chegada ao pronto socorro do Hospital São Vicente.