da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas) – que funciona no mesmo prédio do CTA (Centro de Testagem e Amostragem) do Programa Contra a Aids e de laboratório estadual da área – recebeu na quarta-feira (27) a visita do secretário de Saúde Cláudio Miranda. Na ocasião, foi constatada a necessidade de um projeto de atualização do local, construído como o primeiro centro de saúde da cidade ainda na década de 1970.
“As equipes atuam muito bem. Mas, além de necessidades de manutenção, temos também limitações de geradores para todos os equipamentos que temos”, explica a gerente do ambulatório, Margarida Maria Ferraz.
Para a gerente do CTA, Maria de Lourdes Munhoz, o programa envolve o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais e tem tido uma forte atuação também na área preventiva.
“Além disso, temos uma localização central e próxima do acesso ao transporte coletivo, tanto para Jundiaí como para toda a região. Já os problemas físicos envolvem questões como infiltração de água e calhas entupidas, por exemplo”, explica.
O laboratório, embora mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, enfrenta os mesmos desafios pela falta de manutenção. Para o secretário Cláudio Miranda, o projeto para a unidade vai precisar de uma visão conjunta.
“Recebemos o convite para discutir a municipalização do laboratório, por exemplo, um dos poucos no Estado a estarem na rede credenciada do Ministério da Saúde. Vai ser preciso estudar o projeto e os recursos para melhorar essa unidade importante de nossa rede.”