da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Em reunião realizada na Câmara Municipal de Valinhos, nesta quinta-feira (24), representantes de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí ratificaram o compromisso com o movimento que visa a extensão do trem de passageiros, ligando São Paulo até Campinas – iniciada em 2011. O diretor de Expediente e Assuntos Parlamentares , José Simões, representou o prefeito Pedro Bigardi no encontro. O diretor de Fomento Industrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gilson Pichioli, também participou da reunião.
“Manifestei meu apoio a este movimento, que continua agora com a força do Executivo municipal de Jundiaí. O prefeito, desde o mandato como deputado estadual, já defende isso. A reunião comprovou que esta ideia está mais viva do que nunca”, disse Simões.
Para Pichioli, a extensão é importante não só para a indústria como para a economia em geral. “Isto vai favorecer a massa trabalhadora, estudantil e servir como passeio, contribuindo com o turismo e com a economia local.”
“A extensão vai resgatar a memória das ferrovias e reativar a função das estações ferroviárias, que são patrimônios públicos das cidades. Reitero que o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) também dá total apoio a esta iniciativa.”
Estiveram presentes também o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, além de vereadores da própria cidade, de Louveira e Vinhedo. A reunião foi coordenada pelo secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, José Antonio Matias, e presidida pelo presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias.